domingo, 29 de março de 2009

Bifes do Acém

Este post de fim de semana é mais uma nota de apresentação de duas peças da carne bovina que, pelas suas características e também preço, podem ser excelentes alternativas aos bifes tradicionais do quarto inferior: vazia, lombo, alcatra, picanha, etc.


Falo-vos dos Acéns, as peças que ocupam o quarto superior de um novilho, começando no cachaço, a base do pescoço, com o Acém Comprido e seguindo depois até ao início do Rosbife / Vazia, estes já da metade inferior, com o Acém Redondo.

Bife do Acém Comprido

Apesar de um bocadinho "desmanchadas", quer um quer outro dos acéns são percorridos por fios de gordura que lhes confere um sabor único e uma tenrura insuperável em cozinhados mais prolongados, para aquelas pessoas que gostam da carne mais cozinhada e que ficam normalmente condenadas a comer "solas" de peças magras como a alcatra, pá ou pojadouro. Bife do Acém Redondo

Portanto, quando vir no seu supermercado uma "promoção" de bife da "pá e acém", às vezes a menos de 5€, não hesite e peça Acém (a pá é seca). Realmente não é promoção nenhuma e o preço prende-se com o facto de ser uma carne desconhecida para a maioria das pessoas, mais habituadas aos nomes sonantes dos filés "lá mais para baixo".

Para situar, pode dizer-se que o acém comprido corresponde, no porco, à carne das costeletas do fundo e o acém redondo à carne das costeletas de pé. Qualquer deles se tranformará numa excelente refeição e, quiçá, numa agradável surpresa.

3 comentários:

jamsilva disse...

Viva! Esta semana já é o terceiro "post" que que vejo por aí que tem como base os bifes....
Eu próprio tenho um texto à espera de fotografias para sair.
Algumas ideia de como se chama em português de portugal um corte a que os brasileiros chamam "patinho".

anna disse...

Os bifes do acém redondo são os preferidos da minha mãe... a minha mania de cozinhar os alimentos tempo demais, tem vindo a melhorar, principalmente nos peixes e graças a si, Luís...
Os bifes ainda, algumas vezes, saem sola (excepto os do lombo) e é por isso que eles (os bifes) e eu temos uma relação um tanto afastada.
Bom Domingo de 23 horas. Beijo.

MARIA IRENE PEIXOTO GUIMARÃES disse...

Gostei de ler e saber...

Irene Guimarães

Trofa