segunda-feira, 1 de junho de 2009

TORTA DE MEL

Não é fácil o caminho da perfeição, conceito ele próprio também controverso, como sempre que se fala de algo que se atribui como absoluto.
.
Em matéria de comidas, gastronomia e culinária, porque em jogo estão valores tão fátuos e intangíveis como o gosto, os hábitos culturais e, claro, as emoções, sempre em campo na consumação do acto gastronómico, esse caminho é uma estrada sem fim, altos e baixos, sucessos e fracassos como em tudo na vida.
.
Dona Maria Virgínia nasceu há setenta e sete anos em Alcácer do Sal e as voltas dessa vida de que há pouco falávamos, levou-a para trás do balcão de um pequeno “comércio” familiar na aldeia de Santa Susana, perdida no Alentejo, ao pé de coisa nenhuma.
.
Ali, atarefada entre fregueses, cafés, petiscos de que não vos falo (ah! a usura do precioso!), fez nascer um bolo, improvável naquele lugar perdido, em qualquer lado um rei: A Torta de Mel, que D. Maria Virgínia comigo partilhou e que eu convosco partilho, hoje com a sensação de, por fim, aqui trazer algo que, apesar de doce, escapou à minha velha maldição e é muito, muito bom!
.

Ingredientes:
.
10-12 Ovos (conforme o seu tamanho)
500g de Açúcar
2 colheres de sopa de Mel, cheias a transbordar
50g de Manteiga
2 colheres de chá de Canela
.
Preparação:
.
Misture muito bem todos os ingredientes e leve a forno quente em tabuleiro muito bem untado (melhor se de silicone ou anti-aderente).
Vire sobre papel vegetal ou pano salpicados de açúcar pilé e enrole como uma torta.
.

8 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma bela historia, e uma melhor receita.

Vou Fazer :-)

anna disse...

Será possível que só eu não consigo enrolar tortas direitinho? Só pode ser feitiço, lol...
A sua torta está fabulástica...
Beijinhos.

cupido disse...

Essa é mais ou menos a minha base para tortas, mas com menos ovos (6 para o meio quilo de açucar).
Nem sei bem onde a manteiga contribui para o resultado final do doce, mas presumo que seja mesmo essêncial seguir a "receita"...
uma bela proposta a "try" um dia destes.

grande abraço

Chef Janvier disse...

:) Fui ver a aldeia de Santa Susana no Google Earth e diria que dá para contar as casinhas, de tão pequena que é. Umas 50 ou 60 casas. Deve ter umas 200 almas.

A torta está realmente bonita. Não faço há mais de 10 anos, porque as minhas tentativas degeneravam sempre em tortas... retorcidas. São ovos que nunca mais acabam, mas acho que tenho de experimentar. Fiquei picado de curiosidade.

Susana Garcia Ferreira disse...

deve ser muito boa essa torta.

Patricia - amigapiticia disse...

não tem farinha?

Patricia - amigapiticia disse...

é só ovo, açúcar, mel e manteiga?

Unknown disse...

Sem dúvida a melhor torta do mundo, vinda da melhor aldeia do mundo ❤️ Perdida por entre aquelas ruas, naquela aldeia que parecia enorme, com a torta numa mão e o bolo de chocolate na outra. Assim fui ali uma das mais felizes crianças que ali cresceu ❤️