segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tiramisu (sustentável)

O prometido é devido!
.
Para dar ao meu mascarpone o destino mais comum que este queijo costuma ter entre nós, abalancei-me neste fim de semana ao meu primeiro Tiramisu (e último, que eu odeio café doce!!!).
.
Tal como vos disse no post anterior, o mundo está literalmente atravancado de receitas deste doce lendário, estou certo que todos os que me lêem o sabem fazer (e se não sabem, escrevem tiramisu no browser...) e portanto, não vou alongar-me em mais uma fastidiosa cópia (neste caso daqui), que, naturalmente adaptei, fundi e simplifiquei.
Há, no entanto, um aspecto que gostava de realçar e que é o da utilização do pão-de-ló em vez dos agora habituais palitos Champagne industriais. Fi-lo como habitualmente com 4 ovos e 125g de açúcar e outro tanto de farinha com fermento e ficou assim:
.
Usei café 100% arábica, Colombiano, e licor de coentro, caseiro, para embeber o bolo e polvihei com cacau puro e raspas do novo Lindt 99% de cacau, um "espanto" só acessível aos incondicionais do tom amargo.
.
Nota:
O "mascarpone" portou-se como se esperava, ou seja, pelo menos tão bem como o irmão viajado que parla em vez de falar. Quem conhece tiramisu não regateou elogios e o ambiente, claro, discretamente, agradeceu!

6 comentários:

anna disse...

Estou a ver que o Luís não baixou os braços nem as ideias sobre a defesa do ambiente... Obrigada!
Foi consigo que aprendi a fazer os iogurtes gregos a partir de iogurtes naturais, agora hei-de experimentar esta maravilhoso tiramisu sem mascarpone e sem palitos... só o licor de coentro é que não conheço...
Beijinhos.

Eduardo Luz disse...

Já de volta !! rs
E com Tiramisu !!
Também estou de saco cheio de escrever as receitas quando elas estão aos montes por aí !! rs
Bom retorno e vamos ao Y/L ?? rs
Abs

ameixa seca disse...

Gostei da ideia do pão de ló, acho que até é bem capaz de ficar melhor que os palitos la reine :)

risonha disse...

o Luis é cá dos meus: eu também detesto café doce.
uma vez mais gostei da inovação do tiramisú - o uso do pão de ló - pois não sou grande adepta dos palitos de champanhe.

SoraiaSilva disse...

Lindo e bem apetitoso :)
Adorei o facto de ter colocado pão-de-ló em vez dos palitos la reine..

Salomé Borges disse...

Parabéns pelo blog! Descobri-o há meia dúzia de dias quando navegava noutros blogs de culinária e agora...perco (não considero "perder" mas sim "ganhar")todos os dias algum tempo a ver e rever os seus "posts". Tenho aprendido muita coisa útil e também reparei que é um grande defensor do ambiente. E as suas receitas então...parecem divinais! Não vejo a hora de experimentar uma delas. Adoro cozinhar e experimentar de tudo. E já vi que também gosta de cozinha e confecciona tudo com muito carinho. Mais uma vez, PARABÉNS!!