quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ervilhas com Ovos

................................... Não há quem não as saiba fazer, saem sempre bem, é uma daquelas comidas que ficam feitas mais depressa que fast food e até tem um saborzinho caseiro e reconfortante que o tornou, desde sempre, num dos meus repastos preferidos.
A excelência de umas Ervilhas com Ovos, como a excelência de qualquer prato, do mais simples ao mais elaborado, atinge-se através de um conjunto de ingredientes aliados a uma execução cuidada: ervilhas frescas, ovos fresquíssimos e "do campo", bom bacon e chouriço artesanal, azeite irrepreensível.
Claro está que, durante 9 meses em cada ano, temos de prescindir de um ou mais destes ingredientes, nomeadamente as ervilhas frescas que, felizmente, ainda não há vindas de avião de uma horta qualquer do hemisféro Sul, e temos de fazer o melhor possível, e não é pouco, com as congeladas ou em lata.
Excelentes ervilhas com ovos são também ovos no ponto perfeito.
Conseguir que os ovos fiquem no exacto ponto de cozedura, a clara totalmente coagulada e a gema totalmente cremosa mas não líquida, exige um conhecimento profundo do tacho, do lume do nosso fogão e do modo subtil como se dão as trocas de calor no interior do nosso cozinhado. Este resultado é impossível com ovos colocados na periferia do tacho, encostados à sua parede, uma prática muito comum. Adiante ficará uma técnica de colocação não-periférica dos ovos que se revela muito simples e satisfatória.
.
Ingredientes ( 3 pessoas):
.
6 ovos
800g de ervilhas
0,5dl de azeite virgem extra
1 chouriço de carne caseiro
250g de bacon magro
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 malagueta
Sal e pimenta preta
.
Preparação:
.
Refogue no azeite todos os ingredientes, excepto ervilhas e ovos.
.
Junte as ervilhas e água suficiente para que o nível de líquido fique ligeiramente abaixo do nível das ervilhas, envolva, tape e deixe ferver em lume baixo durante 15-10 ou 3 minutos, consoante estiver a usar ervilhas frescas, congeladas ou de lata.
.
Variações são possíveis no tempo de cozedura das ervilhas cruas, pelo que deverá verificar que estão efectivamente cozidas.
Se não tem prática de abrir ovos com precisão com uma só mão, abra-os previamente para um pequeno recipiente como um pires ou uma chávena de café e mantenha-os à mão.
Introduza então duas colheres de pau juntas, com os côncavos virados para dentro, verticalmente nas ervilhas, no sítio onde quer depositar o ovo,
.
abra então as colheres deixando que se forme um espaço sem ervilhas entre elas e
.
com a mão direita deite o ovo neste espaço.
.
Faça isto aos seis ovos, sem grandes demoras pois o tempo está a contar, tape e deixe o lume baixo para que não haja turbulência.
Após retomar a fervura, conte 6 minutos para ovos à temperatura ambiente ou 8 minutos para ovos que tenham vindo do frigorífico, apague o lume, deixe tapado por mais 3 minutos, no Inverno, destapado no Verão.
.
e sirva logo para o prato.
Conforme o comportamento térmico do tacho (não use barro, a menos que goste de ovos recozidos) e a potência do lume, estes tempos podem variar sensvelmente pelo que terá de verificar quais são os tempos certos para o seu ovo escalfado perfeito. Também há variações entre as estações frias e quentes, mas o aspecto de um ovo de sabor e cremosidade sublimes é assim:

Bom apetite!

5 comentários:

Cleia disse...

Aqui está um prato que eu adoro e até faço frequentemente. Pelo menos no inverno e outono, apetece com o frio...!
Mas aqui aprendi qq coisa, a dica das colheres para cozer o ovo está muito boa!
Obrigada por partilhar :-)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Esse é talvez um dos meus pratos preferidos e a descrição de como deve ficar o ovo, perfeita! Com a clara cozida e a gema cremosa.
Também gosto muito na verzão de feijão em vez de ervilhas.

Su7i disse...

Adoro! Simplesmente! Está com um aspecto divinal!
(http://se7epecados.blogs.sapo.pt)

anna disse...

Eu só faço estas ervilhas com ervilhas frescas... Com congeladas ou de lata não é bem a mesma coisa.
Adorei aprender a técnica de colocação dos ovos!
Beijinhos.

Ana P disse...

Esta receita é muito boa, com umas ervilhas macias e doces não há melhor. Ando para fazer há dias, agora ainda fiquei com mais vontade.
Jocas

saboresapurados.blogs.sapo.pt