terça-feira, 16 de março de 2010

Borrego Grelhado

.................................. Produzida a partir de animais criados em pastos naturais, a carne de ovino portuguesa é uma das opções alimentares mais saudáveis entre as proteínas animais e, simultaneamente, das menos deletérias para o ambiente.
Curiosamente, um breve exame às ementas e publicações disponíveis entre nós, mostra à evidência que, para além de meia dúzia de receitas tradicionais, o ensopado, a perna no forno, as costeletas e, mais modernamente, os carrés, muito pouco se faz com essa proteína, preciosa não só do ponto de vista dietético como gastronómico.
.
Os bifes da perna, em corte transversal, forma muito comum de utilização culinária do borrego, lá por fora,
. são algo que está ainda muito afastado dos nossos hábitos e, pior, algo que é realmente difícil de obter no talho, onde o talhante se recusará a cortar-lhe um bife transversal a menos que compre a perna toda, e mesmo assim...
Claro que há as opções já fatiadas e congeladas de borrego neozelandês, mas é claro também que não tem nada a ver com a carne aromática e fresca do borrego nacional, e viajou desde os antípodas, emitindo 100 vezes o seu peso em dióxido de carbono.
.
Para obter estes dois bifes, tive mesmo de comprar a perna toda e depois, com muita má-vontade à mistura, lá me cortou 4 fatias na serra eléctrica, o resto será para outros petiscos.
.
Ingredientes:
.
2 bifes transversais de perna de borrego
Sal marinho
.
Preparação:
.
Grelhe os bifes na chapa, primeiro de um lado com lume forte, tempere então com algumas pedras de sal marinho grosso,
. vire, reduza o calor e deixe cozinhar até estar bem passado mas suculento.
Acompanhe com legumes a seu gosto, salteados. Neste caso, salteei em azeite, alho pôrro em troços grandes, batatas em gomos e ananaz.
.
Já para o fim juntei uns poucos cogumelos, só limpos sem molhar, um pouco de pasta de azeitona, e servi tudo bem quente. Inesquecível!
.

4 comentários:

Ana J. disse...

Que engraçado... ainda este fim de semana foi a minha ementa... bifes de borrego na brasa a acompanhar o dito ananás... dos Açores! Que pitéu! Eu adoro borrego.

Cumps

anabela

anna disse...

Não me parece que vá conseguir bifes de perna de borrego... mas com costeletas do lombo não deve nem pode ficar mal.
Beijinhos.

moranguita disse...

o meu namorado ia adorar de certeza.
esta um belo prato
beijinhos

alinhavARTE disse...

Por cá a perna de borrego foi no forno (a lenha), mas esta opção parece-me bastante apetecível :)