segunda-feira, 21 de junho de 2010

Arroz Primavera


................................. Claro que eu podia passar a chamar-lhe Arroz Verão ou até Arroz Outono e ganhava assim 3 ou 6 meses mais para vos falar deste arroz que é, para mim, um arroz de todo o ano.
Mas o certo é que lhe chamo Primavera e como a Primavera vai dar lugar ao Verão já daqui a uns minutos (às 11.28h), aqui está, publicado ainda na "sua" estação, este arroz que desempenha o papel de ser o único prato que me leva a comer as execráveis salsichas de lata!
Não que eu passe a gostar, por milagre, das pequenas "horrorosas" (quando é só para mim, faço batota e substituo-as por alguma carne mais a sério ou até por nada!), mas a tradição, por aqui, é assim e eu, em nome da tradição e do gosto fraquito do resto da família, até as como.
Bom, mas conversas à parte, aqui vai este arroz "primavera" pelo colorido mas que é um verdadeiro prato rápido e completo para as pressas das férias que aí estão, facílimo de obter se se tiver atenção ao pormenor da proporção líquido/arroz, dado que este não é um risotto para mexidelas ou malandrices; é um honesto arroz que deve ficar seco e solto como uma paella.
.
Ingredientes:
.
1 chávena de arroz Carolino
1 chávena de água
Couve Coração
2 cenouras cortadas em mirepoix
3 dentes de alho
1 folha de louro
100g de chouriço
100g de bacon ou entremeada salgada
1 lata de salsichas
Azeite
Sal e Pimenta preta
.
Preparação:
.
Num fundo de azeite refogue a cenoura e os alhos em pedaços.

Junte então as carnes e o louro, deixe cozinhar em lume esperto apenas por uns momentos,
.
adicione então o arroz e vá mexendo sempre até este se encontrar translúcido.


Introduza então a couve e a água, tempere, agite o tacho de modo a que o arroz fique no fundo,

tape e deixe cozinhar em lume baixíssimo, sem mexer durante 15 minutos, ao fim dos quais se apaga o lume e se deixa tapado por mais 10 minutos para que o arroz acabe a sua cozedura à custa da água dos legumes. Este arroz fica estratificado e deve ser servido "de alto a baixo".

6 comentários:

moranguita disse...

hum que arroz tao bom

cupido disse...

Esse teu arroz fez-me lembrar um outro que costumava fazer há uns anos, sempre que chegava tarde e com fome a casa. Vegetais de época e carnes diversas que iam variando conforme o que ouvesse no frigorífico compunham arrozes deliciosos. Em relação às salsichas, detesto, embora quando era puto gostasse muito.

Nina Atalla disse...

Que ótimo seu blog, Luís! Sou brasileira e não conheço Portugal, mas perdi horas hoje conhecendo mais sobre a cozinha portuguesa. Este arroz primavera parece ser ótimo. Também tenho um blog, bem no início. Se quiser conhecer, o endereço é www.ninaatalla.wordpress.com
Saudações,
Nina.

Especialmente Gaspas disse...

Que bom aspecto :))

Miguel disse...

Com muita couve deve ficar divinal.
Um abraço
Miguel da "Cozinha Sem Tabus"

anna disse...

O meu arroz, a que chamo «Colorido» leva, para além das salsichas as malfadadas delicias do mar...
Qualquer dia ponho lá no blog!
Beijinhos.