quarta-feira, 16 de junho de 2010

Quiche de Frango, Espinafres e Farinheira

................................... Quiche é a designação genérica para tartes abertas cujo recheio é um pudim de sólidos ligados com ovo. Identificada como pertencendo ao património culinário francês, teve na verdade origem na região hoje fronteiriça de Lorraine mas que era alemã nessa longínqua época. De uma simplicidade a toda a prova, dão normalmente origem a peças excelentes para consumo ocasional em frio, ideais para esta época estival, podendo também servir como refeição ligeira quente e acompanhada de uma salada.
Uma quiche é, assim, algo cuja composição tem por limite a imaginação de quem a faz e se hoje aqui vos deixo esta que foi jantar há dias, faço-o apenas para ilustrar a utilização da massa quebrada do último post bem como outro uso para além dos tradicionais para esse belo e saboroso enchido português que é a farinheira.
A massa exterior das quiches pode ser quebrada, areada, folhada ou até uma massa de pão do tipo usado em pizzas, mas a que melhor resulta é, claramente, a massa quebrada.
Quanto ao recheio, existem duas opções base para a sua confecção: com e sem refogado prévio.
Pessoalmente, uso o refogado de cebola para acentuar quiches com sabores mais monocórdicos, como foi o caso desta em que a carne era constituída por peito de frango e os espinafres congelados e a ligação apenas com o ovo (e natas, a gosto) quando quero salientar os sabores mais delicados, como é o caso de quiches de cogumelos frescos ou selvagens ou ainda de marisco fresco.
.
Ingredientes:
.
Massa quebrada
Frango cozido e desfiado grosso
Espinafres em folha congelados
Farinheira da Beira Baixa
Cebola e dente de Alho
Ovos
Sal e Pimenta
.
Preparação:
.
Forre uma forma de tarte com massa quebrada.
.
Se dispuser de um forno fracote, dê-lhe uma cozedura prévia em lume forte, digamos 10minutos; se tem um bom forno essa cozedura é dispensável.
Aloure em azeite uma cebola e um dente de alho picados, junte a este refogado o frango e os espinafres, envolva, deixe harmonizar os sabores por alguns minutos, enquanto o forno aquece, bata os ovos, tempere, junte-os e envolva bem. No fim junte a farinheira esfarelada em pedaços, vaze tudo na forma forrada e leve a forno bem quente durante 10 minutos e depois médio até estar bem cozida e dourada, o que leva outros 10.
.

.
Notas: Não se preocupe com a falta de indicação de quantidades. A quiche é um prato intuitivo e que resulta sempre bem! Faça a "sua" quiche, não a minha.

Aparecem por aí umas versões estranhas de umas "quiches" com farinha ou bechamel no ovo de ligação. Claro que é uma tarte qualquer mas nunca uma quiche.

3 comentários:

cupido disse...

Mais uma grande aula de cozinha. Não digo de culinária nem de gastronomia.

É mesmo de cozinha...

Um abraço.

anna disse...

Que bom ler que este é um prato intuitivo. são os que eu mais gosto...
Gostei da aula, como sempre... e obrigada pelas massas e pelo incentivo.
Beijinhos.

Paula disse...

Gostei de ver por aqui a bela farinheira da minha região :) Bela quiche!