quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Uma Sopa Muito Reconfortante (e um vinho muito mau)


.................... Há sopas assim: reconfortam e aquecem o corpo e a alma, mas não têm história nem merecimento especial, se é que não é merecimento bastante o prazer que deram.
Esta nunca pensou em ver as luzes da ribalta, não fora ter sido mencionada en passant num comentário a uma sopa do mesmo cariz que o Cupido publicou há dias.
Aí, na sequência de eu ter mencionado que ia abrir uma garrafa de Vinha do Rosário, da Casa Ermelinda Freitas, alguém que se identifica como Valter72 fez o favor de avisar-me contra o referido vinho; um ácido estranho, disse ele, mas eu, nunca fiando e tendo-a comprado, lá a fui experimentar.
Aberta para acompanhar esta sopa invernal feita com feijão manteiga, couves portuguesa e coração, toucinho entremeado, chouriço e farinheira para apaladar, com uns macarrões para ajudar e temperada de azeite cru no prato, este tinto de 2009 que se proclama macio é áspero e ácido, que se diz elegante é carrascão e adstringente, enfim, algo intragável e que não consigo imaginar a ser feito pela comprovada competência do Eng. Jaime Quendera.
Talvez um azar com a minha garrafa? Talvez...

6 comentários:

anna disse...

Vocês chamam-lhe sopa e eu chamo de jantar...
Beijinhos.

Ana J. disse...

O vinho é mesmo assim, não me parece que tenha havido azar. Abrimos uma há pouco tempo e só consegui beber meio copo.

farófia disse...

Antes de mais....parabéns pelos seus blogs (benzòdeus incluído)

Gostei muito de encontrar a receita da "cabeça de xara" qdo andei a bisbilhotar nas suas receitas mais antigas....
Pus mãos à obra e lá fiz com todas as ervinhas aromáticas e seguindo tudo à risca....saiu boa....foi degostada e aplaudida!
Agora tenho uma dúvida e gostava que me desse o seu conselho: a parte que sobrou (ainda é muita)tem andado no frigorifico...não sei se ficará bem guardar no congelador já em pedaços ou se o frio irá estragar o sabor....já experimentou?
Se puder dar a sua opinião....

Farófia
(uma agradecida apreciadora de boa culinária)

cupido disse...

Gosto muito destas sopas/refeições e a tua está tentadora.

Quanto ao vinho do teu descontentamento, lembro-me do walter ter falado, já em 2009, (no forum da RV e a propósito da feira de vinhos do Lidl), desse vinho. Comprou-o e não disse mais nada... Na verdade nem no site da Casa Ermelinda de Freitas ele aparece. Não sei como é que o Lidl faz negócios com os produtores, mas presumo que mesmo o de produtores com algum nome no mercado não seja nada de especial, talvez em função dos preços a que são vendidos.
Coisas do mercado. Por norma não compro vinhos no Lidl (exceptuando um ou outro chileno e muito de vez em quando) porque mesmo os que são oriundos de bons produtores não serão muito superiores aos lotes de BIB.

Já agora e da Casa Ermelinda de Freitas, tens o Dona Ermelinda, a € 3,99 que se bebe muito bem.

Luís Pontes disse...

Farófia,
Quando faço utilizo como forma uma de bolo inglês grande o que dá para aí uns 2 kg de xara e claro que não consumo tudo, até fartava!
Costumo partir em fatias de 300-400g, tenho uma auso e congelo o resto embrulhado em película ou aluminio. Aguenta-se em arca por muito tempo: ainda tenho pedaços com mais de 6 meses e estão perfeitos.

Cupido,
Eu conheço bastantes vinhos Ermelinda Freitas e outros também do Quendera da Adega de Pegões e nunca vi (bebi) nada assim. Curiosamente, falei com eles ontem e disseram-me que o vinho estava a ser um êxito e que até era muito "redondinho" e consensual,(sic).
O PD tem agora um Palmela Reserva 2008, marca PD, feito tb pelo Quendera na Ermelinda, com uns estrondosos 14º mas que se bebe muito bem e a 2.70€.

Ana Maria disse...

A sopa, deliciosa sem duvida. Optima para estes dias frios. Quanto ao vinho, cá por casa achamos o mesmo. Foi meia garrafa pelo cano.