quinta-feira, 21 de março de 2013

Panquecas de Limão


                 As panquecas, primas fofas e suculentas dos delicados crepes, são uma festa para qualquer pequeno-almoço. Apesar da sua simplicidade ficam normalmente excluídas dos pequenos-almoços dos dias de trabalho, refeição quase sempre apressada e às vezes até quase suprimida por algum bolo e bica já de rua, hábito triste que vai tomando conta do início dos dias de cada vez mais portugueses.
Mas se é verdade que a gestão do tempo nos dias apressados não ajuda as panquecas, já no fim-de-semana não há desculpa para que não nos presenteemos com este manjar verdadeiramente opíparo.
Escolhi para hoje as panquecas de limão, barradas por um curd também de limão ou pinceladas de manteiga aromatizada pelo precioso citrino. O método base de qualquer panqueca não varia, como aqui ficou há anos para a panqueca de banana; o que aqui hoje é limão, amanhã poderá ser laranja ou outro qualquer sabor.

Ingredientes:

Farinha (com fermento)
Ovos (1 por cada 100g de farinha)
Manteiga (1 c.sopa por cada 100g de farinha)
Açúcar amarelo (1 c.sopa por cada 100g de farinha
Raspa de limão
Bicarbonato de sódio (1 c. chá por cada 100g de farinha)
Sumo de limão (1 c. sobremesa por cada 100g de farinha)
Sal e leite q.b.
1 gota de óleo

Preparação:

Separe gemas e claras.
Faça um polme, batendo bem a farinha com as gemas, o açúcar, manteiga derretida, raspa de limão e leite suficiente 
para que a consistência fique como para pataniscas, bem mais espesso que para crepes. Deixe descansar por meia hora.
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal, junte ao polme o bicarbonato, bata, junte o sumo de limão, volte a bater para misturar e envolva por fim nas claras em castelo.
Espalhe uma gota de óleo numa crepeira ou frigideira com revestimento antiaderente e vá pondo conchas de massa, espalhe com uma espátula,
vire a panqueca 
e repita o processo até estarem todas prontas.
Sirva quentes, pinceladas com manteiga aromatizada com raspa de limão, fundida no micro-ondas ou barradas com lemon curd
que fiz como aqui .

5 comentários:

anna disse...

Agora ficou a apetecer-me já ser fim de semana e ter 1 frasco de lemon curd...
Beijos.

Luís Pontes disse...

Oh Ana,
O lemon curd faz-se no momento...

Rita Pirolita disse...

Bom dia Luís.
Tenho uma dúvida numa receita sua antiga, o folar de Páscoa. http://outrascomidas.blogspot.pt/search/label/Folar%20de%20P%C3%A1scoa

Não consigo perceber se a massa leva os ovos que estao na lista de ingredientes (4 a 5) ou se esses ovos sao apenas os ovos cozidos para colocar no final.

Encontrei varias outras receitas que levam ovo na massa, agora estava a preparar tudo para fazer a sua, mas fiquei com esta duvida! :)
Obrigada!

Luís Pontes disse...

Rita Pirolita,
Esses 4-5 ovos são os da massa.
Os cozidos vêm mais abaixo nos ingredientes, sob o nome de "ovos cozidos"
Bom folar e boa Páscoa.

Rita Pirolita disse...

Oh, é o que dá ler tudo muito rápido! Já saio o folar do forno, para primeira vez não ficou nada mau. Obrigada pela receita e pela rápida resposta. :) Boa Páscoa!