segunda-feira, 25 de março de 2013

Pasta de Fígado com Frutos Secos



                     As esquecidas vísceras, ou “miúdos”, dos animais que vão aparecendo cada vez menos na sua forma inteira e cada vez mais preparados, limpos, seccionados e acondicionados, são valiosas ajudas culinárias que a falta de utilização por uma cozinha cada vez mais padronizada, vai atirando para o rol das coisas que já não se sabe o que fazer com elas.
Surgem assim grandes quantidades de excedentes destas vísceras, corações, rins, moelas, fígados, a preços bem convidativos e com as quais se podem confeccionar pratos excelentes e petiscos inesquecíveis.
Estão neste caso as vísceras dos frangos, dantes vendidas com o animal mas hoje sobrantes devido a ser cada vez mais raro que se compre um frango inteiro e mais frequente a venda das suas partes separadas. Às vezes vendidos quase a preço de comida para animais, surgem assim os fígados destas aves, que se prestam a fazer deliciosos patés, que são de uma simplicidade desconcertante e ficam a um preço inacreditável.
Estes são os constituintes deste paté.
Todas as quantidades são meramente indicativas e cada paté torna-se numa descoberta e alegria se corresponder a um exercício criativo e pessoal. Nunca pesei ingredientes ou repeti uma receita ou paté anterior. Sugiro que faça o mesmo.

Ingredientes:

Fígados de frango
Cebola
Alhos
Pimenta em grão
Caldo concentrado de carne (ou de aves)
Sal
Açúcar
Vinho do Porto (Tawny)
Nozes
Amêndoas
Banha de porco ou de aves

Preparação:

Quando se adquirem fígados de frango, é este o seu aspecto, trazendo por norma o coração agarrado.
Para a confecção de um paté, há que preparar o fígado, cortando os lobos grandes e rejeitando o coração e a parte onde ele está ligado e de onde saiu a vesícula. Esta pequena porção de fígado contém partes fibrosas e canais que iriam comprometer a textura delicada do paté
Se tiver cão ou gato, irão chamar um figo a este pedaço de fígado rejeitado (em baixo), que corresponde à área que une os dois lobos principais do fígado.
Frite a cebola, os alhos e a pimenta, em banha de porco, gordura de ave ou na gordura que quiser.
Antes que a cebola aloure, junte então as nozes, amêndoas, sal, açúcar e os pedaços de fígado.
Frite por alguns minutos, de modo a que o fígado deixe de estar cru mas ainda rosado e tenro por dentro. 
Isto é fulcral para o êxito da pasta.
Passe todo o conteúdo da frigideira pelo moinho de carne, 
junte então o vinho do Porto e o caldo concentrado de carne. Mexa bem para que tudo fique bem misturado, coloque em tigela ou ramequins e decore com nozes e amêndoas peladas.
Guarde no frio e sirva sobre pão, bolacha ou tostas,  
em fatia compondo uma entrada ou ceia, e ainda em pedaços misturados com uma massa, delicioso..


1 comentário:

jorge pandeirada disse...

Com efeito deixei um post no comidas caseiras 2ª temporada na sua receita de coelho à caçador, receita que fiz e publiquei no meu blogue com o devido reconhecimento e um link para o seu blogue. O meu obrigado.