sexta-feira, 14 de junho de 2013

Kefta Mkaouara (Almôndegas com ovos, Marrocos)


               A carne picada, modo expedito de consumir toda a carne menos tenra, de carneiro ou de vaca, é uma instituição no Magreb, seja em espetadas, em almôndegas ou em pastéis
De entre a infinidade de tajines com que nos deparamos em Marrocos, muitas são as que levam as pequenas almôndegas de carne de borrego picada e temperada com a mestria daqueles cozinheiros ímpares, e uma das mais comuns será certamente esta deliciosa Kefta Mkaouara, que numa ou noutra ocasião acaba quase sempre por ser um dos pratos obrigatórios numa visita a Marrocos.
Fácil de executar, numa tajine se a tiver, mas também numa caçarola com tampa, é uma experiência inesquecível, uma viagem para outros sabores que assim ficam aqui tão perto.

Ingredientes (2 pessoas):

150g de vitela picada
150g de borrego picado
Coentros frescos
Sal e pimenta preta q.b.
1 c.chá de gengibre em pó
2 + 1 c.chá de cominhos em pó
1 c.chá de Ras-el-hanout
Azeite q.b.
2 dentes de alho picados
1 c.chá de pimentão doce
Malagueta a gosto
1 cebola picada
5-6 tomates maduros (ou, fora de época, tomate em conserva)
4 ovos*
Pão ou couscous

Preparação:

Misture bem as carnes e tempere-as com sal, pimenta, gengibre, metade dos cominhos, coentros frescos picados e o Ras-el-hanout ou, na sua falta, uma mistura de açafrão das Índias, canela, cravinho, coentro em pó e noz-moscada, em partes iguais.
Misture bem e deixe em repouso durante, no mínimo, uma hora.
Modele almôndegas pequenas e sele-as até ganharem cor exterior, em azeite ou óleo e lume forte.
Retire a carne selada e reserve.
Na gordura em que selou as almôndegas, frite então a cebola picada, sal e pimenta, a outra metade dos cominhos, malagueta moída a gosto e o tomate maduro se for Verão, em conserva nas restantes estações.
Quando o molho estiver formado, introduza então as almôndegas,
tape a tajine ou caçarola e deixe cozinhar por cerca de meia hora. Abra dois ovos por pessoa, à superfície, sobre as almôndegas, tape e sirva, polvilhada com coentros frescos, assim que a clara estiver cozida e a gema húmida ou a seu gosto.
Acompanhe com pão ou com couscous, feitos soltos como se disse aqui.
Nota: * Como entrada, aperitivo ou simples petisco, pode fazer esta deliciosa tajine com almôndegas muito pequenas, como avelãs, salpicadas com ovos de codorniz, em vez dos de galinha, o que faz um belo efeito.

3 comentários:

Paula disse...

Que receita maravilhosa! Obrigada, Luís.

Fernanda disse...

Hoje encontrei-o por acaso quando procurava rojões para conservar em pingue :) Fiquei toda contente e vou fazer tal e qual lá escreveu porque era assim que a minha mãe fazia lá para os lados de Fafe!
Vim agora ao blog novo e gostei. Eu gosto de tudo o que seja comer coisas nossas embora por aqui haja outros sabores que eu também vou apreciando!
Faça uma visitinha ao «Tudo Nosso» que eu agradeço.
Por aqui andarei sempre, a partir de hoje. Obrigada, um abraço

Virgínia disse...

Boa tarde.
Pode dizer-me onde compra o Ras-el-hanout?
Obrigada
Virgínia