terça-feira, 14 de abril de 2015

O Outras Comidas e o Facebook

             Por detrás desta página que todos os leitores podem ler, existem outras só acessíveis ao dono do blog e que lhe dão um enorme manancial de informação sobre a saúde do seu blog e o modo como ele se está a comportar dentro desse mundo que se costuma designar por Blogoesfera. 
Ali se podem obter preciosas informações sobre que público está o blog a atingir, quantas visitas, a que hora acontecem, de que áreas do mundo provêm e quais os canais através dos quais o leitor navega até chegar a ler o nosso blog.
Curiosamente, a enorme maioria dos donos de blog, ignora olimpicamente esta informação e vai deixando que o seu blog “aconteça” conforme lhe vai apetecendo.
Foi através do estudo desta informação que tenho nas “traseiras” do Outras Comidas que em relação ao Facebook penso que está a ser desastrosa a inclusão ali de notas ou chamadas sobre as publicações em blog; são mundos diferentes e o Facebook tem um efeito canibal que não aproveita a ninguém. Perdem-se leitores no blog para o trabalho sério que ali apresentamos e ganham-se leituras rápidas de cabeçalho, likes automáticos e “comentários” que, as mais das vezes, não comentam nada e são apenas exclamativos ou simples cortesia social.
Assim, esta é a última vez que um post do Blog “Outras Comidas” será ali mencionado. Cada coisa em seu sítio! O que é das comidas no blog, o que é do âmbito social, no Facebook.
Até já, ou aqui, ou lá.



11 comentários:

Anónimo disse...

Ficaria triste se para vir ao "Outras Comidas" tivesse que abrir uma conta no facebook....

Beh Müller disse...

Muito bom, Luis. Estou inteiramente de acordo. Abraços, Beth Müller

Unknown disse...

Concordo plenamente. Mantenho um blog pessoal e um blog da comunidade onde vivo. Nos blogs a comunicação acaba por ser mais profunda e não excluímos ninguém. O Facebook tem o seu papel mas não substitui o blog.
Obrigada pela partilha.

Unknown disse...

Acho bem. O seu blog é excelente.

Unknown disse...

Acho bem. O seu blog é excelente.

Unknown disse...

vá dando notícias. não gostaria de perder estas leituras... obrigado.

majo disse...

Luis,
O seu blog é ... Um monumento!
As receitas, as imagens, os textos, tudo é perfeito.
Tenho muita sorte em poder usufruir dele.
Penso que os seus fieis leitores do blog, vão continuar a frequentá-lo do mesmo modo, apesar da existência do FB. Creio que o FB não é incompatível com o blog.
O importante é que se sinta sempre motivado para criar as receitas que tanto lhe agradam e que não lhe falte generosidade de as partilhar connosco.
Reconheço que não é fácil comentar os seus posts. Dizer o quê? Está sempre tudo tão impecável, que a única coisa a dizer ...é elogiar e agradecer. Pode parecer "apenas" cortesia, mas, acredite, não é só isso, é admiração.
Pela parte que me toca, a melhor forma que encontrei de o homenagear, é divulgar o seu nome e o seu blog, como exemplo de um trabalho sério e competente.
Bem haja, obrigada pela sua generosidade. mj

Unknown disse...

Alguém me sabe dizer porque é que os comentários aparecem sempre em duplicado? Clico só uma vez. Obrigada

Unknown disse...

Alguém me sabe dizer porque é que os comentários aparecem sempre em duplicado? Clico só uma vez. Obrigada

Paulo Durán disse...

apoio totalmente a decisão!

Cruz disse...

Caro Luís

Fiquei muito agradado que tivesse regressado à publicação no "Outras Comidas".

Mas comento também para lhe indicar um livro que talvez já conheça "O Cozinheiro Completo..." de 1849 que está disponível para consulta ou download na Biblioteca Nacional


http://purl.pt/26307

É um livro curioso.

Saudações culinárias,

Cruz Gaspar