sexta-feira, 15 de maio de 2015

Novo lote de Tuochá (7 anos)

     
         Este post sai um pouco da linha culinária do Outras Comidas para deixar uma nota que até pode parecer publicitária mas não é, já que ninguém me pediu ou pagou para fazê-la e eu não tenho qualquer interesse pessoal no comércio de produtos chineses.
Se falo aqui deste chá prensado de Yunnan, é porque sei que, para os incondicionais de chá, como eu sou, esta é uma notícia importante e nem os próprios comerciantes se apercebem por vezes daquilo que têm nas prateleiras. Foi o caso deste Tuochá, que hoje descobri perdido entre chás e tisanas, tapiocas e molho de soja, na Babel de produtos que são os supermercados chineses do Martim Moniz, neste caso o Chen, do Poço do Borratém. 
Eu sou consumidor antigo e devoto de Tuochá prensado em ninho, esse magnífico e desconhecido chá de tripla fermentação que, ao contrário de todos os outros chás e à maneira dos grandes vinhos, vai melhorando com a idade. Normalmente uso o de cinco anos, de que vos falei aqui em 2009, é acessível à minha bolsa e está disponível em Lisboa. A novidade é que esse de cinco anos e embalagem verde deu lugar a este Tuochá de sete anos, verdadeiramente excepcional e com embalagem vermelha.
Por dentro o mesmo "ninho" de Chá de "cepas" velhas de Yunnan, com o seu aroma poderoso e os tronquinhos característicos,
agora com direito a um forrinho de cetim amarelo algo fúnebre e inútil,
provavelmente a querer justificar o preço que aumentou substancialmente mas que continua bem dentro do que é razoável para uma maravilha assim!

2 comentários:

antónio disse...

ainda que saindo um pouco da linha do Outras Comidas como o Luís diz, este post como todos os que aqui são publicados vale e muito pelo conhecimento que aqui deixa. O pouco chá que consumo é esse das saquetas não fazia ideia que houvesse chás com tantos anos. Vou experimentar.

António Carlos

Frederico disse...

Frederico Carvalho, 51 anos, lisboeta de nascimento, ribatejano por adopção e transmontano por devoção.
Caro Luís Pontes, descobri o seu blog numa pesquisa de receitas com camarinha. Voltei a cruzar-me com ele noutra pesquisa, de ventresca de atum. Por curiosidade entrei...
Não me quero alongar, pelo que deixo só o meu sincero agradecimento pela valiosa partilha. O seu blog é um tesouro! Se é feito para mim, vou aproveitar e tornar-me assíduo. Bem haja!