quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tabouleh de Couscous (a frio!)

O Tabouleh (também se escreve "tabouli", "taboulé") é uma salada inimitável do Norte de África e Médio Oriente, a maior parte das vezes feita com bulgur, outras vezes com couscous, azeite, limão e vegetais crús e cozidos, a gosto.
.
Como em quase todas as receitas oriundas desta área do mundo, as variações de pormenor são tantas quantas as pessoas que a fazem e até a sua principal característica tem sido sacrificada e esquecida à pressa moderna e passa já, muitas vezes, despercebida: o facto de ser um dos raríssimos pratos de cereal em que o grão é confeccionado a frio!
.
Viajar é uma fonte inesgotável de surpresas.
Regressado há menos de um mês de uma viagem gastronomicamente atenta por Marrocos, foi agora no norte de Itália, numa viagem "desatenta" que, por indicação improvável de Johanna, uma amiga austríaca a viver em Milão, conheci e provei, executada em estilo mediterrânico pela minha filha Inês, esta excelente salada e aprendi mais uma técnica de preparação desse alimento tão versátil que é o couscous.
.
Ingredientes:
.
Vegetais crus - Cebola, tomate, pepino
Vegetais cozidos - Grão, milho, beringela assada,
Couscous
Queijo Mozarella de Búfala
Azeite Virgem
Sal e pimenta preta moída na altura
Orégãos
Vinagre balsâmico
.
Preparação:
.
Corte os ingredientes em pedaços pequenos para dentro de uma tigela, tempere a gosto, introduza o couscous, mexa muito bem a salada, tape com película aderente e deixe no frigorífico por 2 a 3 horas, mexendo de novo ao fim da primeira hora.
.
Os grãos de couscous (ou de bulgur) vão-se paulatinamente hidratando à custa dos sucos dos vegetais e dos temperos, adquirindo assim um sabor impossível de obter se usar couscous cozido previamente em água.
.
.
Duas a três horas depois o couscous está com uma consistência idêntica ao feito com vapor ou água quente, com a diferença, não despicienda, que foi embebido por todo o sabor do "molho" da salada.

5 comentários:

  1. Tão bom tê-lo de volta!
    Ainda não consegui fazer uns couscous de jeito, acredita?
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de couscous, tenho lido atentamente o que tem escrito sobre o assunto e já rectifiquei a forma de o cozinhar. Esta forma a frio deve ficar muito boa e óptima para um almoço tardia de regresso de praia. Vou experimentar proximamente, pois estou muito curiosa quanto ao sabor.
    Moira

    ResponderEliminar
  3. só tenho uma palavra a dizer:
    DI-VI-NAL!!!

    ResponderEliminar
  4. Gostei deste seu modo de fazer.

    ResponderEliminar
  5. Como dizem os moradores do Rio de Janeiro, cariocas: Show de bola!
    :-D

    ResponderEliminar

Este blog é feito por mim, a pensar em si. A sua opinião é muito importante para mim; É ainda mais importante saber que está aí!