Andava a adiar esta tajine há meses, na realidade desde que regressei de Marrocos, sempre à espera que estivesse pronta a tajineira que estou a fazer. Mas como em casa de ferreiro espeto de pau (neste caso em casa de ceramista...), o certo é que a tajineira ainda nem está cozida e como encontrei este belo e enorme tacho de barro na feira anual que decorreu a semana passada em Montemor-o-Novo, onde me abasteço de cebolas rôxas para o ano todo, resolvi avançar com a receita tajine em tacho de barro.
( No IKEA há umas tajineiras engraçadas mas são a 49.80€ e eu não dou 10contos por um tacho)
Posso garantir que, na boca, não se nota a diferença.
Ingredientes (6 pessoas):
1 Kg de Cherne* limpo (ou outro peixe de carne dura)
3 Cebolas Rôxas
3 Cenouras médias
6 Batatas médias
2 Pimentos verdes
1 Pimento vermelho
1 Beringela
1 cabeça de Alhos
1 molho de Coentros
Sal
Óleo de Girassol (1/2 chávena)
3 Malaguetas
Figos brancos secos
Tãmaras curtas do deserto
Passas de uva
Ras-el-Hanout**
Curcuma em pó
Açafrão verdadeiro
Preparação:
Limpe o peixe de espinhas e peles e deixe em bocados grandes dentro de água por 1 hora para perder todo o sangue. Tempere com sal e Ras-el-Hanout** e reserve.
Disponha no fundo do tacho uma camada de cebola cortada grosseiramente, depois o pimento verde às tiras, os alhos e a cenoura em troços, o peixe, as passas, o açafrão e o pimento vermelho. À medida que vai pondo os ingredientes, vai salpicando com os temperos em pó.
Cubra com uma camada de batatas às rodelas e, sobre elas, os coentros. Disponha então tiras de beringela, figos, tâmaras sem caroço e, no meu caso, usei para decoração apenas, alguns Pimientos de Colgar frescos.
Salpique de sal, junte água*** e o óleo e leve tapado a lume muito brando durante 1,5-2 horas.
Sirva assim ou, gostando, com um couscous branco.
Notas:
*- Peixe que não figura na lista de peixes a evitar mas que, infelizmente, se tem muitas vezes que evitar pelo preço proibitivo.
**- O Ras-El-Hanout é uma mistura de especiarias (entre 35 e 50!) muito comum no Magreb mas de difícil aquisição em Portugal. Pode ser substituído por uma mistura de 3partes de Gengibre em pó, 3 partes de Açafrão da India (Cúrcuma), 3 partes de Paprika doce, 2 partes de coentro em pó,1 parte de Paprika picante (piri-piri), 1 parte de Cominhos, 1 parte de Pimenta Preta, 1 parte de Canela em pó, 1 parte de Cravo e um pouco de cardamomo preto.
***- Existe actualmente uma tendência para indicar o uso de fumets e court-bouillons como líquido para as tajines. Estas parvoíces são completamente estranhas à cozinha do norte de África e resultam da aplicação dos "tiques" culinários dos tais "Chefs" de que vos tenho falado...
Lindo prato, bem Mediterrâneo, o sabor deve ser incrível.
ResponderEliminarParabéns
Jóão Mario
http://picadinhodebacana.blogspot.com
Nem sei bem o que é uma tajineira... um tacho de barro largo e baixinho?
ResponderEliminarA foto está de me dar água na boca...
Estou a precisar de uma aulinha sua sobre couscous, sem ter couscuzeira, lol!
Já estava com saudades de ver uma maravilha saida da sua cozinha, a sério...
Beijinhos.
Que lindo prato, mas os ingredientes aqui na minha cidade, interior de Sao PAulo, Brasil, são impossíveis. Assim, fico lendo a receita, olhando a foto e imaginando o sabor, para fazer algo parecido.
ResponderEliminarLuis, obrigada pela visita. Sim, o salsão é o mesmo que aipo.
Abç
uma tajine é o equivalente á nossa cataplana. Quer dizer, é totalmente diferente, mas é suposto fazer o mesmo que uma cataplana.
ResponderEliminarJá provei vários pratos feitos em tajine e são mesmo muito bons.
http://www.casafree.com/modules/xcgal/displayimage.php?pid=24053
Cumprimentos da terra das tulipas.
Vamos considerar que eu estou na Alemanha e aqui nao há Cherne(saudades do meu Portugal,terras/mares de peixes sem igual!) eu pensei num peixe de carne firme e pensei num Atum, o que achas?
ResponderEliminarMas encontrei a Tajine !!! um grande achado !!!