Nessa altura comprei uma máquina de pão, que isso de amassar a braço é muito engraçado para uma vez mas quando a "graça" se vai, passa a ser heroísmo a que não sou dado.
Hoje uso a maquineta só para amassar (programa 8). Depois acabo-a à mão, leveda em alguidar e cozo no forno, à minha vontade.
Ao princípio, claro que experimentei algumas originalidades, as sementes, os flocos, as farinhas exóticas a darem uns pães mais ou menos saudáveis e espartanos, mas agora faço pão normal: água, farinha, sal e levedura fresca, muito pouca, ajudada pelo finto, que é um bocado de massa que vai ficando de uma vez para a seguinte e ajuda o pouquíssimo fermento que uso e que me permite amassar à noite e cozer só de manhã, sem a massa azedar.
Por vezes enfio-lhe uma carga, normalmente chouriço, que são os mais apreciados; hoje, lembrei-me de experimentar esta combinação, azeitonas e farinheira e o resultado foi de tal modo bom que, ao contrário do que é meu costume, vos trago aqui um pão.
.
Ingredientes:
.
Massa de pão
Farinheira
Azeitonas
.
Preparação:
.
Estenda a massa com o rolo, 90m antes de cozer.
Disponha sobre a massa estendida a farinheira esfarelada.
.
Ponha também azeitonas descaroçadas, intensas (não use azeitonas compradas sem caroço, são deslavadas de sabor).
.
Enrole a massa a dê-lhe uma forma alongada.
.
Ponha-a no tabuleiro de enfornar, salpique com farinha e deixe voltar a crescer a massa.
.
Coza por 5m a 220ºC, depois reduza para 160º por mais 25m ou até estar cozido a seu gosto.
.
Olá Luis
ResponderEliminarCá estou mais uma vez a dar uma voltinha para ver o que há de novo.
A farinheira quando é posta no pão tem já alguma preparação(cozedura ou assadura)?
Ando com um projecto de fazer um forno num quintal de uma casa antiga que tenho ali na aldeia e certamente vou experimentar esse pão.Sei que tambem posso fazer no forno do fogão, mas quero esperar pelo de lenha.
Então a tal sopa de batata frita já experimentou?
Um abraço
António C.
Alentejo
A receita do seu pao branco despertou-me a curiosidade, especialmente o tal "finto". Pode partilhar a sua receita de massa? E qual a relacao entre as quantidade de finto-fermento-farinha usa no proximo pao?
ResponderEliminarObrigada!
Sofia
Ao contrário de ti, não tenho padarias nas proximidades, vi-me obrigada a comprar a maquineta e uso-a há dois anos. Este pão é uma óptima sugestão :)
ResponderEliminarai que pão tentador, adoro azeitonas bem como farinheira.
ResponderEliminartenho mfp quase á 1 ano e ainda não me ajeito com a máquina, só consigo fazer pão com farinhas já pré preparadas, se faço com farinha tipo comum, juntando fermento de padeiro o pão não sai bem. Tenho que aprender o segredo.
Uma vingança servida fria depois da má experiência dos pães com "azeitona" do Pingo Doce. Gostei do aspecto...
ResponderEliminarEm relação ao pão, foi uma aprendizagem por tentativa-erro, já que as receitas TODAS que acompanham a máquina e as receitas dos livros de padaria são traduções de receitas oriundas de países com farinhas bem diferentes das portuguesas e contam com farinhas com muito mais trigo duro que a farinha portuguesa disponível para uso particular, que é de trigo mole e tem muito menos glúten.
ResponderEliminarUso uma medida cheia de água, uma colher de sobrem. de sal, um pacotinho de açucar, 1/8 de pacotinho pingo doce de fermento fresco (um cubo com cerca cde 1,5cm de lado)e o finto que é um pouco de massa do pão anterior do tamanho de uma bola de ping-pong que guardo numa tigela tapada durante dois dias e depois ponho no frigorífico até uma semana.
Tudo isto desfeito na água tépida e depois vou pondo farinha (55 para pão branco normal, 65 para pão mais firme, tipo alentejano). A questão é a consistência desta massa que deve ser MUITO DURA. Deve ficar a não pegar aos dedos nem à pedra e manter a forma de uma bola sem se esborrachar sozinha, fica com a consistência de uma massa tenra firme e se fizer um furo com o dedo ele fica lá marcado. DEpois é levedar até estar o dobro. Se cozer logo fica com buracos na massa. Eu amasso de novo à mão, sumariamente, 1 ou 2 minutos, ponho lá dentro o que quero, moldo e deixo no tabuleiro de forno até crescer outra vez.
Luís,
ResponderEliminarVou "roubar" esta receita de pão e a das bochechas de porco panadas (não descansarei enquanto não experimentar preparar as bochechas desse modo).
Deixo uma sugestão, não deixe "escondido" nos comentários este seu modo de fazer o pão, dê-lhe honra de post. É um favor que faz aos seus leitores e a quem procura saber mais sobre o tema (como post será mais acessível de encontrar).
um abraço,
Eu e as massas, sabes como nos damos mal... nunca fiz pão!
ResponderEliminarBeijinhos.
Luis,
ResponderEliminarMuito obrigada pela sua explicação. Pus agora um pão no forno e guardei o finto para o próximo. Estou curiosa com o resultado do próximo!
Concordo com a Pipoka: este seu método de fazer pão merece um post.
Cumps
Sofia