Alguns puristas (da ayurvédica) defendem que só o seu ghee é verdadeiro ghee, mas visto com olhos de ver, claro que é tudo a mesma coisa e o que querem é vender os seus caríssimos boiõezinhos "abençoados".
No que se refere a manteiga clarificada o que há, como em tudo na vida, é a versão bem feita e outra mal feita.
Manteiga clarificada é a gordura pura do leite, sem soro, proteínas lácteas, sal, etc., que representam cerca de 20% do peso da manteiga e que a tornam imprópria para fritar ou saltear, já que essas proteínas degradam-se em compostos castanhos que escurecem a manteiga, dão um péssimo sabor e são tóxicos.
Clarificar manteiga é um processo muito simples que podemos fazer em casa e disfrutar assim dessa magnífica gordura culinária que, ainda por cima, tem uma conservação praticamente indefinida.
.
Ingredientes:
.
Manteiga
.
Preparação:
.
Ponha dois ou três pacotes de manteiga numa panela, a derreter em lume baixo.
.
Cada 250g de manteiga rendem entre 170 e 180g de ghee. Teoricamente deveriam dar 210g mas há sempre perdas no processo.
Ao fim de alguns minutos, vai começar a formar-se à superfície uma espuma franca, com farrapos sólidos.
.
Apague o lume e, com uma escumadeira de rede fina (eu uso um passador de chá) vá retirando esta espuma superficial, tendo o cuidao de não a misturar com a camada transparente amarelo intenso que aparece por baixo.
No fundo, sob a camada transparente amarela há ainda um grande depósito leitoso. Deixe tudo em repouso por alguns minutos e passe então a camada amarela para boiões, tendo o cuidado de não deixar passar a parte leitosa do fundo.
Se o ghee ficou bem feito, pode conservá-lo fora do frigorífico por muitos meses sem rançar. Eu guardo-o no frigorífico e uso-o em todas as situações em que se diz, frite, aloure, salteie etc., em manteiga, com resultados que se tornam, por milagre, como que obtidos numa qualquer "Twilight Zone" de grande cozinha.
Obrigada e beijinhos.
ResponderEliminarMais clara que esta descrição é impossível. Para quem não é chef nem tem aulas estas partilhas são mais que interessantes. Já agora, uma coisa, que manteiga usas? A mais barata que encontrares ou vale a pena comprar uma manteiga melhor?
ResponderEliminarBom dia- Antes de mais, muito obrigada pelas explicações sempre claras e directas.
ResponderEliminarPedindo desde já desculpa pela questão, mais ou menos básica, mas...
Qual a melhor maneira de passar o ghee para os frascos? Vertendo, simplesmente, ou com o auxílio de uma concha ou colher.
Desde já obrigada.
Cumprimentos
TJ
Cupido,
ResponderEliminarO que distingue uma manteiga boa de outra sofrível é precisamente a parte das proteínas lácteas e soro, que transportam os sabores do pasto (ou das rações)e o sal, ou seja, aquilo que é retirado à manteiga neste processo. Costumo usar a manteiga "europeia" marca branca do Lidl ou Pingo Doce, de 99cts cada 250g.
Teresa,
Eu uso o processo de decantação directa, onde não há o risco de vir soro agarrado ao fundo da concha. Uma panela mais estreita que larga é melhor para esse efeito pois aumenta a altura das camadas.
Quando o soro já está perigosamente perto da borda, paro.
Este soro salgado e cheio de sabor a manteiga é excelente para fazer um arroz de manteiga, no qual não deve pôr sal. A utilização deste soro amanteigado deve ser feita no dia de fabrico do ghee porque ganha um sabor "velho" em 24 horas.
Estou aqui com muita frequência e Agradeço a forma clara como nos transmite as suas mensagens tão úteis. Percorro as suas receitas sempre com interesse e já experimentei várias, que agradaram sempre.
ResponderEliminarQuanto à ghee há muito tempo que eu própria a fazia, exactamente como indica!
Continue a partilhar connosco o gosto por coisas boas!
Jmp
Grata por a partilha! Parabéns por o seu espaço, Magnífico!
ResponderEliminarObrigada pela explicação de como fazer a Ghee "manteiga" vou fazer e ver como fica,
ResponderEliminargrata.
mj
Estou amando conhecer este blog e de hoje em diante estarei sempre por aqui. obrigada
ResponderEliminarMaravilha. Obrigado.
ResponderEliminar