sexta-feira, 11 de março de 2011

Massa para rissóis 2 - (especial que nunca falha!)

................. Faz na próxima segunda feira dois meses que publiquei aqui uma receita muito explicadinha e super simplificada de massa de rissóis, em atenção a uma amiga que tem o hábito de contar uma história terrível de um antigo traumatismo e que à conta de tanto ser contada (Quem conta um conto...), acabou por ganhar contornos cataclísmicos de descrição bíblica do reino dos infernos, com chamas, fumos, sei lá.
Eu não me estou a queixar da história, longe disso; também, se um amigo não serve para ouvir com paciência estas queixas e histórias, não serve para nada, não é? Mas como aqui há dias, para meu grande espanto, ouvi de novo a velha saga do tacho queimado, eu que pensava que os rissóis já saíam airosos da sua cozinha, sem serem da pescanova, lá fui outra vez fazer uns rissolinhos para fotografar a massa que nunca falha nem pega, nem nada de mal por mais azarado que se possa ser.
Os meus outros leitores que me desculpem a repetição e passem ao post seguinte, que trata da continuação do processo até um belo rissol de camarão.
.
Ingredientes:
.
1,5 chávenas de Farinha tipo 55 sem fermento
1 chávena de água
1 pitada de Sal
1 colher de sopa de Manteiga
1 casquinha de Limão
.
Preparação:
.
Ponha a água ao lume com todos os ingredientes, exceto a farinha.
.
.
Quando ferver, retire a casquinha de limão e, fora do lume, despeje a farinha na água, toda de uma só vez, e mexa rápida e energicamente com uma colher de pau.
.
.
Volte ao lume, mexendo sempre. Dentro de 10-15 segundos a farinha está cozida e despega-se do fundo do tacho.
.
.
Deixe arrefecer um pouco, para não se queimar, passe a bola de massa ainda irregular para a pedra e trabalhe-a com as mãos até ela se apresentar lisa e elástica.
...... e seguem já os rissóis no próximo post .

15 comentários:

  1. Adoptei a sua receita. Da primeira vez que a "postou" fiz cá em casa rissois de peixe e a receita ficou aprovada. O promenor da casquinha de limão, faz realmente toda a diferença de outras massas.
    Cumpts

    ResponderEliminar
  2. Com amigos assim, não há como refilar.. mas se correrem mal, vais aturar-me, prometido!!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. É a massa que faço sempre e realmente nunca deu errado..

    ResponderEliminar
  4. Já apliquei essa receita e realmente ficou muito bom:) Obrigada ela partilha. Cumprimentos, Lúcia

    ResponderEliminar
  5. Vou pela primeira vez, fazer rissóis de carne. Vou aproveitar a sua receita. Depois posto o resultado! Obrigada blogue!
    Continuação de óptimos cozinhados!

    Obs: nao ligue aos comentários negativos desse tipo de amigas, elas tem é inveja... Tb tive uma situação parecida. ;)

    ResponderEliminar
  6. Ficou MT bem a massa. Deu para 12 rissóis pequenos e 3 grandes :))

    ResponderEliminar
  7. E uma receita otima e rapida...

    ResponderEliminar
  8. Olá. Já experimentei muitas massas de rissóis, e nenhuma me calhava bem à primeira como esta. Por isso fazia muito poucas vezes rissóis. Tinha sempre que juntar mais farinha ao estender a massa. Arrisquei e fiz logo a massa a dobrar e ficou uma maravilha. Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  9. Upf.... que maravilha ..tantas vezes tentei e com grande bagunça... com esta massa foi limpinho limpinho...experimentem e... obg pela partilha

    ResponderEliminar
  10. Bom dia esta massa da tambem para rissois de batata doce ?

    ResponderEliminar
  11. Eu experimentei a sua massa, mas a massa ao esticar e ao levantar a massa parte-se. O que fazer quando isto acontece? Cristina Santos.

    ResponderEliminar
  12. A massa pode levar oleo em vez de manteiga!

    ResponderEliminar
  13. Se a sua amiga continuar a não ter sorte nenhuma com a massa dos rissóis, posso sugerir que faça panquecas pequeninas, e depois é dobrá-las sobre o recheio. Pode colá-las com ovo batido e farinha, e panar como de costume. Comigo resulta... abraços!

    ResponderEliminar
  14. Normalmente faço massa de rissois com a mesma medida, tanto de água como de trigo, e isso óleo, primeira vez que fiz saiu muito bem mas de la para cá todas vezes que tento sai errado, a massa fica pegajosa e não dá para fazer nada.. Mas vejo sempre a regra da mesma medida de água e trigo nas receitas.. Está é que é diferente. Está massa não cola nas mãos?só preciso saber disso para experimentar agora mesmo. Marlú

    ResponderEliminar
  15. Olá boa tarde !!!!obg ,por sua receita,,já faço rissois a alguns anos, mas media por chavena, igual quantidade de agua e farinha,,,,hoje experimentei a sua Receita,leva menos quantidade de agua o que é óptimo pois não necessita de tanto tampo de cozedura , para poder absorver a agua,quanto ao limão tamb, já utilizava mais uma vez obg,,,Cecilia

    ResponderEliminar

Este blog é feito por mim, a pensar em si. A sua opinião é muito importante para mim; É ainda mais importante saber que está aí!