.................. Chamei-lhe sopa de feijão e nabo por serem os elementos predominantes, mas podia ter chamado outra coisa qualquer a estas "minestras" portuguesas cuja principal característica é serem reconfortantes e deliciosas, bem quentes, comidas numa pequena quantidade como entrada de refeição ou sendo elas próprias a refeição, que para tal têm sustento bastante.
Não foi difícil chegar a esta escolha quando o Cupido propôs o tema "sopa" para esta 18ª Trilogia comigo e com a Ana; esta sopa, nas suas infinitas variantes, é a minha preferida, sempre diferente nisto ou naquilo da anterior mas mantendo essa identidade de ser a melhor das companhias para o frio do Inverno.
Não foi difícil chegar a esta escolha quando o Cupido propôs o tema "sopa" para esta 18ª Trilogia comigo e com a Ana; esta sopa, nas suas infinitas variantes, é a minha preferida, sempre diferente nisto ou naquilo da anterior mas mantendo essa identidade de ser a melhor das companhias para o frio do Inverno.
.
Ingredientes:
.
1 lata* de feijão manteiga
3 dentes de alho
2 nabos
2 cenouras
1 tomate
1 couve repolho
125g de massa
1 dl de azeite
1/2 chouriço caseiro
Sal e pimenta
.
.
Preparação:
.
Faça um refogado leve, no azeite, dos alhos, nabo, tomate e cenoura, temperados com sal e pimenta.
.
Quando estiverem meio cozinhados, junte-lhes o chouriço em troços, o conteúdo da lata* de feijão e a couve cortada,
, cubra de água e deixe cozinhar até a couve estar quase a seu gosto. Junte então a massa, deixe ferver cerca de 5 minutos e apague, pois a massa continuará a cozer mesmo com o lume apagado.
Deixe por uns minutos e sirva bem quente, com um pedaço de pão para acompanhar o chouriço.
.
Nota: * Quando se trata de fazer apenas uma sopa, dificilmente se justificará demolhar e cozer feijão para o efeito, altura em que o feijão em conserva desempenha na perfeição o seu papel.
Das conservas existentes no mercado, deverá escolher as apresentadas em lata e recusar os frascos pois não são iguais: enquanto as latas contêm apenas o feijão (ou grão), água da cozedura e sal, já os frascos, por serem permeáveis à luz, têm de ser adicionados de conservantes químicos (E385 ,Etilenodiaminatetracetato de cálcio dissódico, EDTA Ca Na2; preparado sinteticamente é um complexante de metais e agente estabilizador).
..... assim cumprida a 18ª Trilogia, aí vamos para a 19ª, tema a cargo da Ana)
E saiu uma bela sopa para mais uma simpática trilogia. Gostei de saber sobre as conservas de lata ou de frasco...
ResponderEliminarBeijinhos.
Também é uma das minhas sopas preferidas. A acidez e frescura do nabo a equilibrar a untuosidade do feijão tornam esta sopa em algo de único.
ResponderEliminarMais uma bela trilogia cumprida.
tb adoro este tipo de sopa bem reconfortante, custumo usar leguminosas enlatadas ( só marca Compal, é a que gostamos mais) não sabia essa nota tão importante em relação aos frascos de conserva...obg pelo esclarecimento.
ResponderEliminaru,mma sopinha bem substancial.
ResponderEliminareu gosto destas comidas.:-)
beijinho
Mesmo entre as latas algumas têm antioxidante. Por exemplo as latas marca Continente, com a excepção do feijão preto se não me engano...
ResponderEliminar