............... Em Marrocos, um dos meus destinos prediletos, costumo andar a pé.
Esse facto, que proporciona uma viagem "de proximidade" maravilhosa, tem como inconveniente a impossibilidade de carregar coisas pesadas, frágeis e volumosas. Ou seja, trago os temperos mas não consigo trazer a tajine (e mandá-la por correio é arriscado e exorbitante!).
Sabendo desse meu desgosto antigo de não ter uma tajine verdadeira e ter de fazer as Tajines - (tajine com minúscula é o recipiente, Tajine com maiúscula o nome genérico de qualquer comida lá feita) - em caçarolas ou tachos de barro, a minha irmã Teresa resolveu oferecer-me esta magnífica tajine vinda do Marrocos profundo, lá das bandas do Sahara.
.
Em Marrocos a Tajine é omnipresente e transversal a todos os estratos sociais e a todas as cozinhas, desde as mais simples (e deliciosas) comidas em sítios paupérrimos de beira de estrada na orla do deserto, até às mais sofisticadas e luxuosas de Marrakech e Casablanca. Depois de vos ter falado já de Tajines em geral e de uma Tajine de cherne, ambas em 2009, deixo hoje aqui uma Tajine de frango de complexidade média, para estreia da minha nova tajine..
Ingredientes:
.
1 frango
2 cebolas
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de óleo de argão (ou girassol, ou azeite)
3 troços de pimento verde + 3 de vermelho
1/2 beringela
50g de sultanas amarelas
3 figos secos
6 tâmaras sem caroço
1 cenoura
Azeitonas descaroçadas
1/2 limão de conserva (só a casca)
2 colheres de sopa de Ras-el-Hanout, ou, 3partes de Gengibre em pó, 3 partes de Açafrão da India (Cúrcuma), 3 partes de Paprika doce, 2 partes de coentro em pó, 1 parte de Paprika picante (piri-piri), 1 parte de Cominhos, 1 parte de Pimenta Preta, 1 parte de Canela em pó, 1 parte de Cravo e um pouco de cardamomo preto.
Sal
Couscous cozidos ou pão
.
Preparação:
.
Ponha no fundo da tajine a cebola em falhas, alhos, sultanas e tâmaras abertas. Tempere com uma colher de sopa de Ras-el-Hanout (ou a mistura de especiarias) e coloque por cima, disposto em roda, o frango em pedaços grandes (8 a 10 partes), previamente temperado com a segunda colher de especiarias. Tempere de sal e coloque então os vegetais e frutos secos sobre a carne, terminando com as azeitonas, tiras de casca de limão em conserva e um copo de água.
.
Regue por cima com a gordura, se quiser pode pôr por cima, polvilhado mais um pouco de especiarias, tape com o cone da tajine ou com o testo do tacho e leve a lume, primeiro médio e baixo assim que começar ferver, durante cerca de 30-40 minutos após fervura, evitando destapar durante este tempo.
.
Sirva com couscous cozidos ou simplesmente com pão.
.
Comprei uma, em Marrocos, com o respectivo fogareiro a carvão.
ResponderEliminarNunca utilizei com medo de a partir. É um bibelot.
Mais ainda do que esta tajine de frango, gostei de relembrar o velho post de Tajines em geral, de Abril de 2009... já nessa altura me maravilhava com as tuas descriçoes bem cheirosas.
ResponderEliminarBeijinhos.
Tanta coisa numa preparação, nem parece teu, mas acredito que tenha ficado fantástico :)
ResponderEliminar