.
Para dar ao meu mascarpone o destino mais comum que este queijo costuma ter entre nós, abalancei-me neste fim de semana ao meu primeiro Tiramisu (e último, que eu odeio café doce!!!).
.
Tal como vos disse no post anterior, o mundo está literalmente atravancado de receitas deste doce lendário, estou certo que todos os que me lêem o sabem fazer (e se não sabem, escrevem tiramisu no browser...) e portanto, não vou alongar-me em mais uma fastidiosa cópia (neste caso daqui), que, naturalmente adaptei, fundi e simplifiquei.
Há, no entanto, um aspecto que gostava de realçar e que é o da utilização do pão-de-ló em vez dos agora habituais palitos Champagne industriais. Fi-lo como habitualmente com 4 ovos e 125g de açúcar e outro tanto de farinha com fermento e ficou assim:
.
Usei café 100% arábica, Colombiano, e licor de coentro, caseiro, para embeber o bolo e polvihei com cacau puro e raspas do novo Lindt 99% de cacau, um "espanto" só acessível aos incondicionais do tom amargo.
.
Nota:
O "mascarpone" portou-se como se esperava, ou seja, pelo menos tão bem como o irmão viajado que parla em vez de falar. Quem conhece tiramisu não regateou elogios e o ambiente, claro, discretamente, agradeceu!
Estou a ver que o Luís não baixou os braços nem as ideias sobre a defesa do ambiente... Obrigada!
ResponderEliminarFoi consigo que aprendi a fazer os iogurtes gregos a partir de iogurtes naturais, agora hei-de experimentar esta maravilhoso tiramisu sem mascarpone e sem palitos... só o licor de coentro é que não conheço...
Beijinhos.
Já de volta !! rs
ResponderEliminarE com Tiramisu !!
Também estou de saco cheio de escrever as receitas quando elas estão aos montes por aí !! rs
Bom retorno e vamos ao Y/L ?? rs
Abs
Gostei da ideia do pão de ló, acho que até é bem capaz de ficar melhor que os palitos la reine :)
ResponderEliminaro Luis é cá dos meus: eu também detesto café doce.
ResponderEliminaruma vez mais gostei da inovação do tiramisú - o uso do pão de ló - pois não sou grande adepta dos palitos de champanhe.
Lindo e bem apetitoso :)
ResponderEliminarAdorei o facto de ter colocado pão-de-ló em vez dos palitos la reine..
Parabéns pelo blog! Descobri-o há meia dúzia de dias quando navegava noutros blogs de culinária e agora...perco (não considero "perder" mas sim "ganhar")todos os dias algum tempo a ver e rever os seus "posts". Tenho aprendido muita coisa útil e também reparei que é um grande defensor do ambiente. E as suas receitas então...parecem divinais! Não vejo a hora de experimentar uma delas. Adoro cozinhar e experimentar de tudo. E já vi que também gosta de cozinha e confecciona tudo com muito carinho. Mais uma vez, PARABÉNS!!
ResponderEliminar