sexta-feira, 7 de maio de 2010

3º RANKING DE SUPERMERCADOS

....................... A Greenpeace acaba de publicar o Ranking de Supermercados portugueses no que se refere à adopção de políticas sustentáveis em relação ao peixe que comercializam.
.
Através de estudos como este, podemos escolher entre sermos cúmplices da destruição do nosso planeta, colaborando com as vergonhosas práticas ambientais do Grupo Jerónimo Martins, (Pingo Doce, Feira Nova), onde se continua a ver a comercialização intensiva de espécies praticamente extintas como o tubarão, atuns de meio quilo, redfish, etc., ou, pelo contrário, escolhermos, ao comprar, aqueles que colocaram o interesse ambiental acima da mesquinha ganância, como o Lidl ou o Grupo Sonae.
Segue o texto retirado da publicação da Greenpeace, apenas os sublinhados são meus:
.
"Em 2010, dois anos depois do lançamento da campanha da Greenpeace, o conceito de sustentabilidade parece ter sido interiorizado pela maioria dos retalhistas em Portugal.
.
A transparência do sector de retalho também tem vindo a melhorar, com cada vez mais informação veiculada ao público e três políticas de pescado responsável já publicadas.
Neste terceiro Ranking de Retalhistas,
o Lidl mantém-se líder, aproximando-se do verde, por ter dado passos concretos e seguros no sentido de excluir o pescado mais insustentável e favorecer as melhores práticas de pesca.
.
A Sonae e Auchan são semelhantes nas suas políticas, sendo que a Sonae leva a vantagem por partilhaar pormenores do seu plano para rever a gama de produtos de peixe que oferece, conseguindo assim entrar na gama laranja.
.
As distribuidoras detentoras de marcas como Intermarché, Minipreço, Pingo Doce e Feira Nova continuam claramente a vermelho, com poucos progressos a reportar.
No fundo da tabela, encontra-se mais uma vez o grupo Jerónimo Martins, que se recusa a entrar em diálogo com a organização e a responder ao pedido de milhares de consumidores para que contribua efectivamente para a preservação da vida dos oceanos."

1 comentário:

Este blog é feito por mim, a pensar em si. A sua opinião é muito importante para mim; É ainda mais importante saber que está aí!