segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2013

Arroz de Frango com Ananás (Nasi kebuli)


  
                  Nasi kebuli é um prato indonésio muito popular entre a comunidade muçulmana árabe de Djacarta e é resultado da miscigenação entre as cozinhas iémnita e indiana. As variações que se foram dando, fazem do Nasi kebuli um prato quase imprevisível, já que, fora a parte do arroz, tudo o resto pode variar, até a carne que pode ser de cabra, frango, pato e até pombo.
Variações à parte, o certo é que este é um prato delicioso, extremamente fácil e acessível, resultando um sabor exótico mas não chocante e uma apresentação sofisticada por um custo muito baixo.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de óleo (ou ghee)
300g  frango desossado
¼ de ananás + 1 c. sopa de ghee ou manteiga
1 chávena de arroz de grão comprido
1 cebola média
3 dentes de alho
Gengibre fresco (pedaço pequeno)
Coentros em pó (1 c. chá)
Pimenta branca em grão (1/2 c. chá)
Cominhos em grão (1/2 c. chá)
Noz moscada
1 pau de canela
3 vagens de cardamomo
3 cravos da Índia
Sal
  
Preparação:

Num wok ou caçarola de fundo espesso, frite em ghee ou óleo, os alhos picados, o gengibre descascado, coentros, pimenta, cominhos, noz moscada, canela, cardamomo esmagado e cravos da Índia. Junte sal e o frango desossado em pedaços e salteie. Cubra então com caldo de galinha ou com água e deixe o frango cozer até estar tenro. 
Coe e reserve o caldo e os pedaços de carne.
Coza o arroz no caldo, sendo este em volume duplo do arroz e, quando o arroz estiver já quase cozido, misture os pedaços de frango, 
deixe acabar de cozinhar e sirva, acompanhado de ananás salteado em manteiga e temperado com sal e pimenta e encimado por tiras de cebola frita.


Sem comentários: