sexta-feira, 24 de maio de 2013

Secar Favas ( fava rica)



               Seja porque as cultivámos, seja porque alguém nos ofereceu, seja ainda porque nesta altura do ano há sempre demasiadas favas, frescas e baratas, para muitos de nós põe-se muitas vezes o problema de como fazer perdurar estas semanas fugazes em que podemos desfrutar dos prazeres que as favas nos proporcionam uma vez por ano, antes de terem a “unha” preta e a casca dura e passarem a ser algo apenas disponível na  pobre versão congelada.
Claro que podemos sempre congelar as favas excedentes, se tivermos espaço para tal e gostarmos de favas congeladas, mas podemos aproveitar para fazermos o nosso próprio stock anual de fava seca, ou fava rica, essencial para a confecção da fava frita, da fava rica propriamente dita e de deliciosas sopas e acompanhamentos requintados.
As favas secas são de fácil arrumação e conservação, e secar favas é uma tarefa simples e gratuita, pois até a energia envolvida é a do Sol.

Ingredientes:

Favas

Preparação:

O processo de secagem das favas provoca um espessamento considerável da pele que encerra os deliciosos e cremosos cotilédones, tornando-a coreácea
  pelo que, normalmente, opta-se pela sua remoção antes de usá-las. Por essa razão, ao secarmos favas podemos escolher fazê-lo com a fava com pele, adiando a sua remoção para o momento futuro em que formos cozinhá-las ou, com mais trabalho já e menos depois, tirar já a película

e secar apenas o interior.
No primeiro caso, há apenas que espalhar as favas inteiras num tabuleiro
e pô-las ao sol durante quatro a cinco dias,
após o que estão prontas a guardar.
No segundo, há que fazer-lhes um golpe e retirar a película antes de as secar, o que ocorre em três a quatro dias,
consoante a intensidade do sol e do vento. 

2 comentários:

anna disse...

Adoro, mas não fazia ideia do processo... se não existisses terias de sr inventado, homem!!!
Beijo e obrigada (tu sabes porquê...).

Carolina Serrão disse...

Precisava de uma ajuda. Secando podem-se usar como semente mais tarde para plantar? Qual a versão de secagem que funciona para fazer sermente? Porque se tira essa tal capa para comer? Grata. Carolina.