sexta-feira, 24 de maio de 2013

Secar Favas ( fava rica)



               Seja porque as cultivámos, seja porque alguém nos ofereceu, seja ainda porque nesta altura do ano há sempre demasiadas favas, frescas e baratas, para muitos de nós põe-se muitas vezes o problema de como fazer perdurar estas semanas fugazes em que podemos desfrutar dos prazeres que as favas nos proporcionam uma vez por ano, antes de terem a “unha” preta e a casca dura e passarem a ser algo apenas disponível na  pobre versão congelada.
Claro que podemos sempre congelar as favas excedentes, se tivermos espaço para tal e gostarmos de favas congeladas, mas podemos aproveitar para fazermos o nosso próprio stock anual de fava seca, ou fava rica, essencial para a confecção da fava frita, da fava rica propriamente dita e de deliciosas sopas e acompanhamentos requintados.
As favas secas são de fácil arrumação e conservação, e secar favas é uma tarefa simples e gratuita, pois até a energia envolvida é a do Sol.

Ingredientes:

Favas

Preparação:

O processo de secagem das favas provoca um espessamento considerável da pele que encerra os deliciosos e cremosos cotilédones, tornando-a coreácea
  pelo que, normalmente, opta-se pela sua remoção antes de usá-las. Por essa razão, ao secarmos favas podemos escolher fazê-lo com a fava com pele, adiando a sua remoção para o momento futuro em que formos cozinhá-las ou, com mais trabalho já e menos depois, tirar já a película

e secar apenas o interior.
No primeiro caso, há apenas que espalhar as favas inteiras num tabuleiro
e pô-las ao sol durante quatro a cinco dias,
após o que estão prontas a guardar.
No segundo, há que fazer-lhes um golpe e retirar a película antes de as secar, o que ocorre em três a quatro dias,
consoante a intensidade do sol e do vento. 

4 comentários:

anna disse...

Adoro, mas não fazia ideia do processo... se não existisses terias de sr inventado, homem!!!
Beijo e obrigada (tu sabes porquê...).

Unknown disse...

Precisava de uma ajuda. Secando podem-se usar como semente mais tarde para plantar? Qual a versão de secagem que funciona para fazer sermente? Porque se tira essa tal capa para comer? Grata. Carolina.

Unknown disse...

Olá

Onde encontro sementes para plantar?

Obrigado
Gilmar

Leonor disse...

Pode comprar favas secas na mercearia e semeá-las :)