sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Chaputa





A chaputa era, há alguns anos, um peixe muito vulgar na mesa dos Portugueses.

Abundante em todo o Atlântico Norte e Mediterrâneo, a chaputa (brama, brama) é um peixe de carne muito firme e consistente que aguenta cocções prolongadas sem perda de qualidade, o que é raro num peixe.

Desaparecida durante anos, sabe-se lá porquê, o certo é que ultimamente tem regressado em força aos nossos mercados e supermercados, a um preço excelente de "carapau".

Porque alguns visitantes mais novos terão forçosamente crescido durante o período em que não houve chaputa e porque é um peixe que pela sua firmeza de carne e delicadeza de sabor vale a pena ser degustado, aqui ficam algumas dicas sobre a preparação dos seus suculentos e firmes filetes.

Preparação:

A chaputa apresenta uma pele coriácea e difícil, pelo que deve pedir, onde a adquirir, que lhe tirem os filetes. Cada chaputa produz dois filetes grossos triangulares.
Esses filetes apresentam uma linha média de pequenas espinhas difíceis de retirar uma a uma, pelo que deve deitar o filete na tábua com o sulco avermelhado para cima e depois, com uma faca bem afiada, corte de um lado e de outro desse sulco vermelho, retirando uma fina tira de peixe que contém todas as espinhas e deixa o triângulo dividido em duas metades, uma mais grossa, outra mais fina.
Se prefere filetes mais finos, pode então abrir o filete grosso em dois.

Esta chaputa que comprei e fotografei ainda inteira (e com o anzol na boca) no Mercado de Benfica, foi simplesmente temperada com Flor de Sal, passada por farinha e ovo e frita, sendo a seguir regada generosamente com sumo de limão.

Nota:

Leve consigo a cabeça e a espinha da chaputa, excelentes para fazer uma sopa, caldo de peixe ou um arroz ou risoto, que foi o que acompanhou os meus filetes.

7 comentários:

Isabel de Miranda disse...

É verdade quando era criança a minha mãe fazia muito chaputa. Que eu adorava Agora em relação ao preço, aqui no mercado da Charneca da Caparica barata é que não é já a vi à venda a 17 euros.Mas vou estar com atenção a ver se volto a comer esse peixe que adorava.

Isabel de Miranda disse...

Obrigada pela informação amanhã tenho que ir à Amadora e vou ao mercado pode ser que seja ao preço que o Luis comprou senão vou ao da Damaia ou ao de Benfica.Agora fiquei com o apetite aguçado:).

Leonor de Sousa Bastos disse...

Boa noite Luís!

Foi um prazer ter estado consigo esta noite no programa "Ao fim do dia", do Radio Clube Português.

Também não conhecia o seu blog, mas vou passar a visitá-lo frequentemente...

anna disse...

Tal como conta a Isabel, em criança, a chaputa era um peixe frequente à nossa mesa e muito apreciado...
Hoje, a peixeira Maria só o traz quando o rei faz anos e é sempre uma festa, pois até os meus 2 elementos da brigada anti-peixe o comem em refilanços.
Beijo.

Isabel de Miranda disse...

Luis um muito obrigada pela sua atenção comprei na Amadora a 3,40 euros.Que bom vai ser o meu almoço de amanhã(sorrisos)Os filhos vai ser a primeira vez que vão comer ela 29 anos ele 24. Eles não são apreciadores de peixe mas hoje quando contei o que eu adorava este peixe ficaram curiosos e querem mesmo comer.Beijinhos

palo mendes disse...

a textura é fabulosa e o sabor único...adoro

Unknown disse...

Vi os pescadores a tirarem da rede esse peixe, fiquei curioso, e vim ter aqui... Parabéns pelo blog.