sábado, 29 de outubro de 2011

Beringelas Secas Recheadas

                Kuru patlican dolmasi é a maneira como os turcos designam esse prato emblemático da sua riquíssima cozinha, as beringelas secas recheadas, cujas semelhanças com os portuguesíssimos e beirões maranhos deixaram-me desde 2009, a vontade de experimentar, quando Lídia Lopes Kale os apresentou nesse seu belíssimo blog culinário-cultural, “Cozinha Turca”, em que vai mostrando ao mundo de língua portuguesa, as maravilhas culinárias otomanas, em posts que são, ao mesmo tempo, lições de como se cozinha e como se faz um blog.

A oportunidade surgiu quando a minha filha Inês, de férias em Istambul, decidiu trazer-me um desses estranhos “colares” de beringelas secas (kuru patlican) que enfeitam as ruas e os bazares turcos, em profusão, mas que são virtualmente impossíveis de encontrar em Portugal (informação da embaixada da Turquia em Lisboa)*.

 Ingredientes:

12 beringelas secas
1 cebola
½ copo de arroz
200g de carne de vaca, picada
Tomilho seco
Hortelã
Pimenta preta
Sal
3 colheres de sopa de azeite
Salsa picada
3 colheres de sopa de polpa de tomate

Para o “dip”:

6 colheres de sopa de iogurte grego
Tomilho seco
2 dentes de alho
Sal

Preparação:

Demolhe as beringelas secas, em água morna, por 2 a 3 horas.
Misture bem a carne com a cebola picada, o arroz cru, 2 colheres de sopa de azeite, metade do tomate e os temperos
 e recheie as beringelas, tendo em atenção que o arroz, ao cozer, irá aumentar de volume.
Disponha as beringelas recheadas num tacho de modo a que fiquem com a abertura para cima e sem muito espaço entre elas,

 misture a metade restante de polpa de tomate com 1 colher de azeite e meio copo de água e verta no tacho, de modo a não molhar o interior das beringelas.
Leve a lume brando por 30-40 minutos, tapado, ao fim dos quais o arroz estará cozido no vapor e o prato pronto.
Acompanha com um dip de iogurte e alho (Sarmisakli yogurt) que se prepara escorrendo 2 ou 3 iogurtes naturais até terem perdido um terço do seu volume (iogurte grego) e batendo-o com o tomilho, alho esmagado e uma pitada de sal.
Notas: * Pode comprar as beringelas secas e uma infinidade de ingredientes usados na cozinha turca, online, em www.ucuzcular.com.tr 

2 comentários:

anna disse...

E agora fiquei com vontade de experimentar este recheio tão original com outros que não sejam as beringelas secas... acho que ficaria bem delicioso dentro de umas belas lulinhas. Será?
Beijinhos.

TP disse...

Nem de propósito! Há um par de semanas comprei um desses "colares" por curiosidade e ainda não tinha ido à caça da receita quando a sua me entra pelo Google Reader adentro.

Um colega turco disse-me agora que houve uma altura em que comia tanto disto que deixou de fumar. Parece que a beringela tem nicotina...

Em Amsterdam existem muitas lojas turcas. Se quiser algo posso lhe levar na próxima vez que for a Lisboa. Tem o meu email, por isso não hesite em pedir. O que este blog já me deu não se consegue pagar, pelo menos não com beringelas secas...