quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Batatas Recheadas com Espinafres


                  
                    Criaram uma aura de poder através dos mirabolantes efeitos que exerciam no vigor do Popeye da nossa infância e fama de serem grandes fornecedores de ferro, por causa de uma anotação mal feita numa análise laboratorial longínqua.
Apesar de nenhuma das famas se justificar, o certo é que os espinafres são um dos vegetais de folha verde mais preciosos para a cozinha, fazendo acompanhamentos, estufados, sopas, esparregados como nenhum outro, mercê da sua textura untuosa e delicada.
Gosto especialmente de usá-lo como matéria-prima para outras preparações, como o recheio destas batatas que fiz para a 118ª Trilogia com a Ana e o Amândio, precisamente sujeita ao tema “espinafres”.

Ingredientes:

Folhas de espinafre
Azeite
Cebola
Alho
Chouriço de carne (ou bacon)
Sal e pimenta
Farinha
Batatas novas
Noz

Preparação:

Ferva as folhas de espinafre por um minuto, em água salgada, escorra e deixe a escorrer por um par de horas; é surpreendente a quantidade de água que as folhas de espinafre ainda vão largar após escorridas.
Refogue no azeite a cebola, alhos, chouriço em pedaços e pimenta.
Junte ao refogado as folhas de espinafre picadas à faca, uma colher de chá de farinha que servirá para criar uma ligação entre os pedaços de espinafre 
e envolva tudo muito bem, ao lume.
Lave bem a casca das batatas e asse-as no micro-ondas, o que é muito rápido (verifique picando com uma agulha), abra-as ao meio e vaze de cada metade parte da polpa que irá substituir pelo recheio de espinafres.
Decore com meia noz ou com o que achar melhor e sirva como snack, entrada, jantar leve, etc.

3 comentários:

cupido disse...

belas batatas :)

eu ando sempre atrasado...

anna disse...

Bem me parecia que teríamos uns espinafres especiais... gostei!
Beijinhos.

Ysandra Pena disse...

Super bom desse ser esse prato. adoro batata e recheada entao....delicia.

Obrigada pela visita no meu cantinho....=D