segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sopa de Urtigas


                  As sopas de urtiga eram frequentes no nosso campo, nos tempos em que as carências de toda a espécie obrigavam quem nada tinha a dar mais atenção àquilo que a Natureza disponibilizava sem nada pedir em troca. Eram usadas também catacuzes, acelgas bravas, beldroegas, dentes-de-leão, cardos e muitas outras que o tempo e a falta de uso já apagaram da memória.
Hoje, assiste-se a uma tentativa de retorno e recuperação desse património alimentar que, aliado a uma grande apetência pela descoberta de sabores novos ou esquecidos, vai nuns casos inovando e noutros ressuscitando esses hábitos de antanho.

Em relação às urtigas, temos o esparregado de que vos falei no post anterior, pertencendo a uma cozinha mais elaborada e moderna e as sopas, que irão hoje aqui ficar e das quais não se pode dizer que haja uma receita específica de sopa de urtiga, do mesmo modo que não se dirá que exista uma sopa de nabiças, mas sim sopas em que se usam nabiças. Também as urtigas podem figurar em bases de feijão, de batatas, cebolas, cenouras, ervilhas,  etc.
Esta sopa que aqui deixo é apenas um exemplo, propositadamente reduzida a um grau minimal de ingredientes, de modo a proporcionar uma base bastante neutra que possibilite a degustação do delicado sabor da urtiga.

Ingredientes (2 pessoas):

1 molho de urtigas
1 batata
1 cebola
1 cenoura
1 dente de alho
Sal e pimenta
Azeite ou manteiga

Preparação:

Coza em água temperada de sal e pimenta, a batata, cebola, cenoura e alho 
e passe com a varinha ou liquidificador.
Separe as folhas de urtiga dos caules e eventuais flores, lave-as, 
escalde-as em água fervente durante um minuto e escorra.

Adicione as folhas assim branqueadas à base de vegetais, passe um fio de azeite e deixe ferver mais um minuto ou misture uma noz de manteiga já fora do lume.

4 comentários:

Rosita Vargas disse...

Tiene un aspecto muy bueno y seguro delicioso,yo quisiera saber qué clase de ortiga porque tengo entendido que hay varias,yo tengo en mi jardín y solo la ocupo para hacer infusiones,esto es una maravilla,abrazos y abrazos.

Beta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
agostinho disse...

coando criança comi tanta sopa de urtiga

Luís Fernandes disse...

Agostinho: Eu também comi sopa de urtigas "quando" criança e hoje mais uma vez para relembrar! Saiu muito bem! Abraço!

Tony Fernandes