quinta-feira, 30 de maio de 2013

Hambúrguer de Grão e Legumes



                 Não é um hambúrguer, não é hummus e não é falafel, tendo um pouco de cada um e de um bom e lusitano puré de grão, estes "hamburguers" reintroduzem os temas cada vez mais importantes, da cozinha saudável sem perder a capacidade de atrair pelo sabor.
Feitos no forno, ao invés da tradicional fritura que os deixaria forçosamente mais gordos, estes hambúrgueres vegetarianos mantêm uma crosta estaladiça apetecível e constituem uma refeição equilibrada e completa, bem apropriada à época, uma entrada original ou até como um snack frio para qualquer hora, sem preocupações calóricas.

Ingredientes:

80g de Cebola picada
125g de cenoura ralada
125g de courgette ralada
3 dentes de alho, picados
Sal, pimenta e noz moscada
1 c. sopa de azeite
200g de grão cozido
30g de flocos de aveia (ou pão ralado)
Pão ralado, para panar

Preparação:

Coza grão e passe-o pela máquina.
Salteie no azeite e em lume forte a cebola, a courgette, cenoura, alhos e temperos,
até amolecerem e deixarem de perder líquidos.
Junte o grão e os flocos de aveia ou o pão ralado,
que se destina a absorver algum excesso de líquidos dos legumes e dar consistência ao hambúrguer.
Deixe em repouso por uma hora, no caso de ter usado os flocos, que precisam de tempo para hidratarem e molde a massa com a forma de hambúrguer.

Passe por pão ralado, pressionado para que adira bem e leve a forno médio
por cerca de vinte minutos ou até estarem louros a seu gosto.
Sirva quentes, com salada, ou sozinhos, frios, em ambos os casos com um dip de iogurte,
feito batendo iogurte natural com uma colher de sopa de azeite, sal, pimenta, umas gotas de limão ou vinagre e mais alguma especiaria a seu gosto, eu usei noz moscada.

6 comentários:

anna disse...

Ai que tu andas «nos treinos»... lol!
Beijos.

Pedro Só disse...

Excelente blog o seu! O descobri por acaso procurando uma receita de embutido caseiro, e eis que me deparo com dois posts inspiradores sobre chouriço e uma verdadeira cornucópia de receitas igualmente interessantes!
Parabéns! E um abraço do Brasil!

jp diniz disse...

gosto de tudo o que leve grão, desde o cozido às azevias, mas normalmente acho os hamburguers de grão um pocuo secos. Tenho de testar estes

Unknown disse...

Óptima sugestão! E já agora aproveito para pedir um conselho, em relação à fritura do falafel, existe algum truque específico? Já tentei fazer duas vezes e as bolinhas quase desapareceram no óleo...

Luís Pontes disse...

Olá Inês,
Quando o falafel se desfaz na fritura, costuma haver um problema de humidade excessiva na massa. Isso é muitas vezes devido a receitas que usam grão previamente cozido em vez de grão cru. Os truques mais usuais: juntar um pouco de farinha de trigo ou um ovo, ou as duas coisas à massa.

Catarina H. disse...

Andava à procura de uma receita de hambúrguer de grão e encontrei esta, que é mesmo aquilo que eu imaginava, quando pensava neste prato.
Vou levar e experimentar :)
Bom Ano!