quarta-feira, 12 de junho de 2013

Fruta Frita com Mel



               Quis o Amândio que nos dedicássemos hoje ao tema “sobremesa rápida” para esta que já é a 136ª Trilogia com ele, a Ana e eu.
Em relação a sobremesas não sou grande inovador, sendo que a esmagadora maioria das minhas refeições acabam por fruta fresca que, tendo as mais das vezes como preparação o descascar ou simplesmente lavar, será sempre a mais rápida das sobremesas; mas trilogia oblige e claro que eu não ia pôr aqui os passos de descascar uma laranja ou trincar umas cerejas.
Mantendo no entanto o tema fruta, deixo então uma preparação que funciona na perfeição quando se trata de fazer uma sobremesa e em casa a fruteira está pobre,
uma peça disto, duas peças daquilo que ninguém quis e foi ficando, ali uma maçã que já tem uma rodela castanha…

Ingredientes:

2 maçãs
2 laranjas
1 fatia de ananás
1 banana
1 pedaço de gengibre
1 colher de sobremesa de erva-doce em grão
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel

Preparação:

Esprema as laranjas e reserve o sumo e casca.
Descasque os restantes frutos e parta-os em pedaços, o gengibre em fatias muito finas. Leve o azeite ao lume e salteie os frutos e a erva-doce durante alguns minutos, 
excepto a banana que só é adicionada no fim, para que se não desfaça.
Envolva por breves segundos, 
distribua por taças, regue com o sumo de laranja previamente misturado com o mel e leve ao frigorífico a arrefecer. Termine salpicando com vidrado da casca de laranja.


4 comentários:

Batik e petiscos BY MICHELE disse...

Que bela sugestão !
Vou experimentar.

cupido disse...

Simples e bom, como se gosta :)

Abraço

Paula disse...

Olá Luiz,

Obrigado por partilhar conosco suas receitas, vc esta de parabens pelo seu blog, muitissimo interessante. Moro numa chacara, adoro cozinhar e sou ceramista tambem. Estava pesquisando como fazer um presunto mais saudavel e vi algumas ideias no youtube. Coloquei então o meu 1ºpresunto no sal a quase 30dias e vou tira-lo com 40dias. Estava pesquisando como deixa-lo pra secar, curar ou maturar (sei-la como me referir a esso ultimo processo corretamente) depois vou deixar cura-lo por 3 a 4 meses, achei seu blog, mas me ficou uma duvida sobre a temperatura.
Abraços

Paula Navas

Paula disse...

Continuação....
Em sua explicação sobre faze-lo ficou muito claro, mas na ultima etapa cura em local escuro, qual deveria ser a temperatura ideal? Moro numa cidade onde temos sempre nevoeiro e umidade, e ainda estamos no final de outono, quando for coloca-lo (presunto) já será inverno, mas aqui a temperatura oscila muito, pode estar a 8graus e no dia seguinte a 23graus, tem algum problema ????? Desculpe se fui um pouco confusa.
Espero sua ajuda,

Paula Navas