sábado, 4 de junho de 2016

Sopa de Feijão-Verde e Segurelha ("barquinhos")

      Quando eu era criança chamava-lhe “sopa de barquinhos”, alusão directa à forma ovalada das finas lâminas de feijão-verde,
cada uma um navio de imaginárias frotas que iam decorando a borda dos pratos dos mais novos, eu e as minhas irmãs, a minha mãe a ralhar que a sopa era para comer e não para batalhas navais.

Mais de meio século depois, este é um sabor que continua a povoar as minhas refeições de tempo quente, quando aparece a indispensável segurelha
e o feijão-verde deixa de ser marroquino e de estufa. Como todos os pratos verdadeiramente tradicionais, não obedece a uma receita mas sim a uma ideia que lhe dá forma, a maneira de cortar o feijão, um puré de legumes com uma latitude de variação enorme, a segurelha que, quando faltava, era substituída por hortelã. É assim a cozinha tradicional na sua expressão mais verdadeira, a que vai acontecendo, geralmente numa linha familiar de imitação/inovação sem ligar às “fixações”, com que alguém num dia qualquer decidiu que era aquela a receita que ia ficar como cânone.

Ingredientes:

Feijão-verde
Batata
Cenoura
Alhos
Azeite
Sal e pimenta
Segurelha fresca

Preparação:

Leve a ferver em água e sal todos os ingredientes excepto o feijão e a segurelha. Reduza a puré.

Elimine as pontas dos feijões-verdes, agrupe-os em molhos de quatro ou cinco feijões e corte-os transversalmente em lâminas de 2-3mm de espessura (os barquinhos).


Junte ao puré o feijão laminado
e uns raminhos de segurelha fresca,
deixe cozer até o feijão estar tenro, rectifique temperos e sirva.

3 comentários:

Maria Glória disse...

Rindo aqui Luis ahaha: '... a minha mãe a ralhar que a sopa era para comer e não para batalhas navais."
De fato, lembram mesmo barquinhos e, quem pode com a imaginação, sempre muito fértil de uma criança?
Uma sugestão que vai bem e, como é raro encontrar a segurelha aqui no Brasil, eis a substituição pela hortelã, que gosto muitíssimo.
Um abraço amigo.

Maria disse...

tão bom! sopa de feijao verde sem a segurelha não vale nada, pelo menos para mim.tenho a sorte de ter um pe num vaso para uso :)ja comia uma bela tigelinha. obrigado pela partilha desta receita tão simples, mas tao maravilhosa.
http://www.ingredientes.pt/

MM disse...

Ora nem mais - sopa de feijão-verde sem segurelha é como um jardim sem flores... passe a "outra" popular referência ao mesmo "...jardim sem flores..." :)))