terça-feira, 4 de maio de 2010

As Túberas

......................... Tuber magnatum ou Trufa Branca é o nome das nossas trufas!
Conforme a zona são chamadas túberas, tubras, criadilhas, batatilhas ou silarcas e são fungos que crescem silenciosas junto às raízes de alguns carvalhos, como o sobreiro e, apesar de não terem o aroma das suas primas negras do Pèrigord, conservam a mesma textura única e impossível de imitar de todas as trufas.
Claro que têm ainda a vantagem, não despicienda, de custarem a cerca de 10€ o quilo, portanto cerca de 1000 vezes menos que as parentes aristocratas e logo, apesar da falta de aroma, podem estar ali no nosso prato pragmático e não apenas em sonhos!
.
As túberas variam muito de tamanho, desde as mais pequenas, como nozes, as mais usuais tem o tamanho de tangerinas ou laranjas pequenas e por vezes chegam a ter quase um quilo. As melhores são estas médias e têm este aspecto feioso por fora,
.
que melhora substancialmente após se descascar e deixar à vista o seu interior rosado
.
que aqui usei para trufar um crepe de fiambre fumado, manteiga e .... trufa!
.
Tradicinalmente, as trufas brancas combinam muito bem com ovos. Irei trazer-vos aqui nos próximos dias, duas receitas emblemáticas do seu uso: as trufas com ovos e migas de espargos bravos como se comem no Alentejo e uma receita que José Bento dos Santos apresentou em 2005 no I Concurso Internacional de Receitas de Trufas que decorreu em Castellón la Plana, as Túberas de Fricassé, que obteve um brilhante 4ºlugar, mais significativo se pensarmos que eram 23 os competidores e que quase todos traziam as negras!
.

23 comentários:

antónio disse...

Olá Luis

Não sabia que conhecia também esta maravilha. Desde os meus 5/6 anos que sei apanhá-las ensinou-me o meu pai (tenho 48).
Estou curioso por essas receitas porque a minha filha acha-as com um sabor tão único, como ela diz que come tudo o que apanho só com um pouco de sal e fritas(como batatas

Um abraço
António Carlos Antunes

cookingwithdadtv.com disse...

António,
These look delicious.. and this is my favorite food blog.

Beth Müller disse...

Acompanho seu blog há alguns meses daqui do Rio de Janeiro. E muito aprendo com ele. Parabéns e obrigada. Beth Müller

Isabel I disse...

Olá Luis, cheguei ao seu blog por acaso ao pesquisar túberas no Google. Dá-se o caso que fui convidada para ir hoje jantar túberas a casa de uns amigos e quis recordar o que era. Eu vivi no Baixo Alentejo na infância e lembro-me de ter comido, com ovos, e de ter gostado muito. Pois as nossas túberas ou tubaras são primas das famosas trufas milionárias francesas e apesar de não tão ricas em aroma, têm igualmente um sabor intenso e caracteristico. Gostei do seu blog, também me interesso por gastronomia tradicional, natureza e ambiente, como alentejana de gema. Virei mais vezes, cumprimentos

Unknown disse...

Viva Luis
Antes de mais muitos parabéns pelo seu blog e pela diversidade das iguarias que faz.
Gostaria de fazer uma pequena correcção relativamente aos cogumelos que aqui apresenta, as tuberas ou criadilhas, que pertencem ao Género Terfezia e não a Tuber, o Género das trufas. Em princípio as das fotos serão Terfezia arenaria.
Quanto ás verdadeiras trufas, as Tuber, em Portugal só há registos recentes daquelas importadas de Espanha, França ou Itália... :(
As tuberas são bons comestíveis mas ficam muito longe do aroma e sabor inebriante das trufas.
Continue a surpreender-nos com os seus petiscos.
Cumprimentos
José Pereira

Girl From Sao Paulo disse...

Lembro de comer tuberas na casa da minha avó, perto de Castro Verde. O meu tio achava as tuberas no campo e fazia a alegria dos sobrinhos. Espero voltar a achar tuberas, se algum dia for na epoca delas. Hoje moro em São Paulo, e por aqui nem se ouve falar delas.
Belo blog. Parabens.
Ana Paula

Pedro Inacio disse...

Boa tarde a todos,

estou realmente muito curioso e interessado em provar tuberas.

Alguem tem o contacto de alguem de confiança que as venda?

Muito obrigado,

Pedro

Unknown disse...

curioso encontrar alguem a falar de castro verde pois é a minha terra um local abençoado pois encontramos muitas trufas brancas, mas por cá nos em bom alentejano chama-mos atubras :-) mas quem pensa que sao fáceis de encontrar tá muito enganado é preciso muita paciencia e horas pedidas e sempre os olhos bem abertos pois passamos fácilmente por elas e nao as detectamos pois cá na nossa zona encontam-se junto a estevas é o local onde as devemos procurar nascem quase sempre junto ao pé da esteva,mesmo por isso é que elas sao consideradas umas das melhores porque ganam um aroma e um paladar unico nao tem nada a ver com as trufas brancas que existem na zona de alcaçer do sal que nascem na areia e sao maiores mas a nivel de paladar e aroma deixam muito a desejar.. cumprimentos e aconselho tada a gente a povar alguem que esteva interresado em comprar á confiança deixo aqui o meu contaco pois conheço um amigo que vende 969158436

lila disse...

bem estive pesquisando sobre tubera e encontrei seu blog,e que aqui em sines ha muinta tubera foi a primeira vez que come e adorei ....

lila disse...

aqui no lentiscais de sines ha tuberas.aquem possa entereçar...

António Je. Batalha disse...

Amigo Luis,é um bom petisco fui criado no alentejo e comi bastantes, apanham-se entre os meses de Fevereiro a Abril mas para haver muitas é preciso chover antes e depois vir sol, elas ficam quase de fora, é divertido apanhar ou encontrar as tuberas, cozidas com arroz, fritas, grelhadas ou no cozido são espetaculares, isso trouxe boas recordações.
António.

Mubarak disse...

Hi.Luis
I am Mubarak looking for supplier for this kind of truffles.
my Email ah2nice@gmail.com
Thank you

Leonor disse...

Finalmente encontro alguém que também sabe encontrar esta maravilha. Tenho 51 anos, aprendi a apanhá-las com o meu pai, batendo no chão com uma vara. Além delas, conheço 5 tipos de cogumelos comestíveis, fora os adorados espargos bravos. Quando falo nisto, a maioria das pessoas não sabe o que é, parece que estou a falar de óvnis, e quanto aos cogumelos parece que têm medo de me pagar o funeral. Eu até já pensei que não era normal por comer coisas destas, mas parece que há mais que ainda conhecem coisas assim.

Unknown disse...

Vendo trunfa branca conhecida por tubera de qualidade contacto 969158436

Unknown disse...

Vendo trunfa branca conhecida por tubera de qualidade contacto 969158436

Unknown disse...

Vendotubras915141891coruche

Unknown disse...

Vendotubras915141891coruche

Unknown disse...

Conheço bém as tuberas brancas de Castro Verde já lá fui comprar uns bons kilos,é pena que não sejam tão fortes no cheiro,cOmo as trufas.

Unknown disse...

Ainda hoje me deram um saco cheio,aqui nesta zona apanham perto do rosmaninho e são extremamente cheirosas. Baixo Alentejo,AAmareleja

Leonor disse...

As túberas (trufas) são deliciosas. Aprendi a apanhá-las com o meu pai, mas onde resido agora (Algarve) não as há. Há tantos anos que não como essa delícia

Unknown disse...

Tuberas em borrego, novo, de fricassé

Clube dos Abutres disse...

Boa tarde Luís

O nome desta trufa é "Terfezia arenaria" e não "Tuber magnatum", como está indicado no inicio do post.
A "Tuber magnatum", ou trufa branca de inverno, é a mais rara e perfumada das trufas. Não existe em Portugal e tem um valor de retalho que ronda os mil euros o kilo.

Cumprimentos

Unknown disse...

Bom dia
Ainda vende tuberas?