quarta-feira, 29 de junho de 2011

Irish Coffee

           Sou pessoa de sono leve e difícil, a quem um simples café (ou até chá) bebido pela tarde pode arruinar por completo a noite que se segue. Talvez por isso, eu detesto café (embora não só por isso, pois adoro chá).
Isto que disse antes é para enquadrar a escolha do Irish Coffee para esta 34ª Trilogia com a Ana e o Cupido, em que o tema é o Café: sendo uma bebida criada em 1942 no bar do aeroporto de Foynes, na Irlanda, quando os passageiros chegavam dos Estados Unidos, enregelados, após um voo de 18 horas sobre o Atlântico Norte, o Irish Coffee é uma típica bebida de Inverno e é no tempo frio que ganha todo o seu encanto.
Por outro lado é talvez a única maneira que eu gosto de beber café e feito com uma dose generosa de Bushmil’s, este Irish Coffee tomado ontem já bem a desoras, com a noite  a refrescar, soube muito bem e acompanhado de um inevitável “antídoto” químico, lá me deixou dormir descansado.

Ingredientes*:

1 medida (chávena de café) de whiskey irlandês
2 medidas de café forte (expresso)
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Natas batidas q.b.

Preparação:

Bata natas 30%m.g. até ganharem consistência.
Escalde bem o copo com água fervente.
Ponha no copo o whiskey com o açúcar
e depois o café acabado de fazer. Mexa bem para dissolver o açúcar.
Deposite então com todo o cuidado, para evitar que se misturem com o café, as natas à superfície** (basta cerca de 1cm mas fica muito mais decorativo se puser uma boa quantidade).
Beba o café através da camada de natas, como quem bebe uma cerveja através da sua espuma e, no fim do café, resista à tentação de continuar a comer aquela gordura toda, que vai muito bem para dentro.
Nesta 34ª Trilogia, por força da todo-poderosa aritmética, alguém iria ter a honra de publicar a 100ª receita neste âmbito: foi a Ana com uma tarte de café de fazer crescer água na boca. Parabéns à Ana e a nós também, pois claro!

Nota - * Receita oficial (International Bartenders Association)

27 ml de whiskey irlandês 
45 ml de café forte quente  
18 ml de nata fresca batida  
1 colher de bar de açúcar mascavado.

** É muito frequente que a nata (às vezes é chantilly) seja decorada por cima com um grão de café e, por vezes, com uns pós de canela.

3 comentários:

anna disse...

Para quem detesta café, arranjaste uma boa e bela escapatória... para mim seria o suficiente para uma noite bem lá para cima das nuvens e não seria pelo café, com certeza...
Beijinhos.

risonha disse...

Ai Luis, o que eu me perco por uma bebida destas... na minha "juventude" o Irish-Coffee era ponto assente para começar as noitadas de sábado.. eh eh eh

cupido disse...

Assertivo, como eu disse no post. É bom sistematizar informação.

E para a semana a batuta é tua :)