quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pastéis de Massa Tenra


Há comidas que só se podem fazer quando passam os maiores calores. É o caso dos Pastéis de Massa Tenra, uma iguaria cada vez mais rara nas nossas mesas, mercê talvez do trabalho que a massa dá e da impossibilidade de ser feita em condições, mesmo nos mais sofisticados e modernos robots de cozinha.
Claro que o que ficou dito do calor não se aplica a quem tem cozinha com ar condicionado, mas não é o meu caso.
A massa tenra é das mais simples em composição mas mais laboriosa e exigente na execução e aqui não há meios termos, só há duas variedades: a rara, fina, maleável e depois diáfana e estaladiça, maravilha de sabor, e a outra, grossa, mole, seca, às vezes embebida em óleo e, principalmente, a mais vulgar por aí, nas montras de salgados, mais parecem uns rissóis grossos fritos sem pão ralado.
Fazer uma boa massa tenra é um exercício de tempo e paciência, sovando-a sem piedade e incorporando a água morna que ela vai pedindo, mais e mais, até que finalmente se deixe esticar sem partir nem retrair.

A receita está aqui , para a massa, e aqui para o recheio. Estes foram os primeiros da "estação" e valeram a hora de sudação e fitness que a massa levou.

... e além do mais aquele prazer de fazermos uma coisa que a "bimby" não faz nem nunca fará! Nem que se mate, a desgraçada! :-)

5 comentários:

Isabel de Miranda disse...

L.Pontes concordo consigo em relação à Bimby:)))Agora vamos aos pasteis o que posso dizer simplesmente divinos.Adoro mas nunca fiz a minha mãe é que costumava fazer:( Gostava de fazer estes mas não consegui a receita da massa:(((.Carreguei e não me apareceu a receita.Será que me pode passar se faz favor.Um muito obrigada.Beijinhos

Isabel de Miranda disse...

Um muito obrigada pela atenção.Quando fizer posto espero que saiam tão bem como estes:)

anna disse...

Pasteis destes só da minha tia Rosa... não sei se o Luís sabe, mas eu e as massas temos graves problemas de incompatibilidade...
como ainda não me deixei seduzir pela Bimby!!!
Beijo.

cupido disse...

Eu tenho o mesmo problema que a anna com as massas, não atino ou não tenho paciência. Nunca comi pastéis de massa tenra à séria, mas devem ser uma maravilha.

Rosa Santos disse...

Olá Luís!
Antes de demais delongas quero dar-lhe os parabéns pelo trabalho tão completo de "Outras Comidas"
Tenho visitado o seu blog e fico fascinada, as receitas são aquelas que assim se podem considerar, e a sua escrita deixa-me pequenininhha. Cozinhar eu sei, mas escrever... Também já deixei no meu blog a minha receita dos pasteis de massa tenra, com mais tempo lhe contarei uma peripécia deveras curiosa, com o programa Portugal no coração e os meus pasteis. O meu blog é pequenino e meio deficiente mas sou eu (mesmo) que faço tudo e sozinha Vou voltar. Um beijinho.