domingo, 10 de maio de 2009

Flores Cristalizadas

.
Eu sei que não é exactamente uma sobremesa, mas como é doce e leva açúcar, irá contar para a minha estatística e fica a valer como a receita doce de Maio, que mais não haverá por certo! :-)
.
É uma técnica simples, elegante e eficaz que permite resolver a questão da decoração de bolos de uma maneira original sem o recurso àquelas horrorosas florinhas de açúcar que se vendem para o efeito, quintessência da pirosice.
.
Ingredientes:
.
Folhas e flores frescas de plantas não-tóxicas.
Clara de ovo
Açúcar em pó.
.
Preparação:
.
Colha folhas e flores silvestres ou de jardim que conheça bem. Embora a enorme maioria seja inofensiva, existem flores e plantas tóxicas e até mortais nos nossos campos e algumas com aspecto bem atraente (ex: dedaleira, giesta, flor da batata). Neste caso usei Borragem, Azedas, Camomila (se se enganar e apanhar matricária ou macela, os vulgares malmequeres do campo, não faz mal), folhas de sálvia, hortelã e hortelã-pimenta. Pode usar amores-perfeitos, violetas, goivos, capucines, folhas de agrião, etc.
.
Bata a clara o suficiente para quebrar a consistência mucóide. Com um pincel suave (escolar, tipo pêlo de marta), pincele a folha ou flor pelos dois lados e ponha-a logo no açúcar, cobrindo-a de modo a que ele adira bem à clara, como se estivesse a fazer um panado de açúcar.

.
.
Ponha a folha ou flor a secar sobre uma rede, à sombra e em sítio arejado, durante algumas horas, até estar dura e com aspecto cristalizado.
.
Numa caixa fechada aguentam-se por 1-2 semanas.
.
Nota:
.
Este blog (e o dono dele) vão de férias até dia 20.
Aproveito as saudades de pai-galinha da minha filha Inês que está em Milão, em Erasmus, e vou até lá, que é terra que nunca farta, pelo menos a mim!
Arrivederci!

8 comentários:

Susana Gomes disse...

Adorei a sugestão: das flores, e da viagem. :)

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

essas flores ficam lindas em decoração!!
muitos parabens e boas ferias!!

anna disse...

Ficam bem lindas, estas flores!
Beijinhos.

anna disse...

Amanhã vai ser dia 20!!!!

ELISABETH disse...

ADorei a ideia;por aki pelo Luxemburgo encontra=se facilmente as tais flores comestiveis e kualker dia desses vou experimentar...mas de toda a maneira ...BRAVO!!!

Unknown disse...

Andava ha imenso tempo a procura de como podia decorar folhas naturais para enfeitar o bolos de aniversario dos meus netos e achei no seu blogue. Obrigada

Unknown disse...

Obrigada pela receita das flores cristalizadas

Helga disse...

gostaria de saber quantas gemas leve a sua receita de ´papas' ...
obrigada Helga Prestes Salgueiro
helgaprestes@gmail.com