quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Camarão Deitado em Cama Folhada com Lençóis de Salmão

              Apesar de existir por aí, em certos recantos especiais, o  salmo salar ou salmão selvagem fresco é peixe que quase nunca passa pela minha cozinha, não porque eu não gostasse mas por outros e mais óbvios motivos.
Já do primo baratucho, nascido e criado nas piscinas de aquacultura, não posso dizer que seja peixe da minha predilecção, usando-o por vezes de maneiras pouco cozinhadas, em gravlax, alimado ou de alguma maneira que não o deixe com aquela fibra seca que é o distintivo principal face à suculência húmida do irmão legítimo.
Mas o tema desta 55ª Trilogia com a Ana e o Cupido era mesmo “salmão” e assim, optei por essa magnífica apresentação que é o salmão fumado da Noruega, uma guloseima de que nunca me farto e que, já agora, iria  ter companhia que não destoasse da sua nobreza e, para mais, o responsável pela fabulosa cor da sua carne: o camarão.

Ingredientes:

Camarões Tigre
Sal e pimenta
Manteiga
Massa folhada grossa
Salmão da Noruega, fumado
Maionese para decorar

Preparação:

Descasque o corpo dos camarões, mantendo a cabeça e a cauda e retire a “tripa” preta.
Enfie um palito por dentro do corpo do camarão, a partir da cauda, 
de modo a manter o camarão direito.
Tempere com sal e pimenta preta e passe-os rapidamente por manteiga.
Corte rectângulos de massa folhada grossa (usei feita por mim porque só havia da fina, em rolo, no meu supermercado) e leve-os ao forno quente depois de vincados com algo que deixe um sulco definido ao longo do comprimento do rectângulo (usei um tubo de alumínio).
Quando estiverem bem folhados e cozidos, retire o tubo,
 cubra com um pedaço de fatia de salmão fumado e, sobre ele, um camarão.
Decore com um fio de maionese sobre o camarão e sirva com uma salada a gosto.
Esta foi uma combinação que, tendo nascido de simples devaneio teórico a partir do facto biológico da cor do salmão ser devida à sua dieta de camarões, acabou por se revelar magnífica no palato e, sem dúvida, prato ou entrada a repetir. 

1 comentário:

anna disse...

Ficaram lindos e apetitosos os teus folhados ou deverei dizer os teus camarões em lençóis de salmão?
Já tinha pensado muitas vezes que gostaria de conseguir uns camarões assim bem esticadinhos, e uma solução tão simples como esta do palito não me tinha ocorrido.
Esta 55 não foi só a trilogia do salmão, mas também da cor.
Beijinhos.