sábado, 18 de fevereiro de 2012

Pizza de Alheira, by me


                  Os pratos a que chamo “by me” são aqueles em que cozinhar passa a puro gozo, o exercício lúdico de imaginar e fazer, sem peias nem obrigações, porque afinal, mesmo que tudo corra mal, um almoço é… um almoço!
Não foi este o caso.
Alguém falou em pizza, das boas, caseiras; eu tenho muitas alheiras, como sabem; uma coisa puxou a outra, seria pizza, seria alheira, seriam os inevitáveis grelos, seria até o belo do ovo estrelado, apresentação especial para uma refeição única.

Ingredientes:

Massa de pão
Polpa de tomate
Azeite
Alheiras
Ovos
Grelos de nabo, semi-cozidos
Queijo mozzarela
Orégãos

Preparação:

Estenda a massa de pão antes de levedar,
coloque-a num tabuleiro de pizza com dois objectos pesados e que possam ir ao forno, cuja função é formar concavidades na massa, onde irão ficar os ovos estrelados. Usei dois ramequins.
Deixe levedar, o que fará a massa crescer à volta dos ramequins, e leve a forno quente por cerca de cinco minutos, o que fará uma cozedura parcial da base da pizza.
Pulverize ou pincele com azeite,
Barre com polpa de tomate,
Disponha as alheiras, sem pele e cortadas longitudinalmente,
Vaze uma clara de ovo em cada concavidade, arrume os grelos, passe um fio de azeite, distribua o queijo e os orégãos e leve então a cozer em forno médio.
Quando estiver quase pronta, coloque as gemas sobre as claras já coaguladas e deixe mais dois ou três minutos, já com o forno apagado, só para que aqueçam sem cozer.
e, sem demora, saborear.
Bom fim de semana!

3 comentários:

antónio disse...

Bom dia
Ai; ai...10:00 horas e já me está a crescer água na boca. Que belo almoço vai sair um dia destes.

Abraço
A. Carlos

anna disse...

Grande ideia quase luminosa! Pensaste em tudo... adorei!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Nao sei como vim parar ao seu blog, mas ainda bem que sim. Ja aprendi varias coisas que desconhecia, e encontro-me de acordo consigo na maioria dosa postos que o senhor faz.
Que ideia interessate esta da pizza de alheiras!. Terei que esperimentar. Desafortunadamente, eu vivo nos Estados Unidos, e uma alheira de jeito aqui, so por milagre! Vamos a ver.
Ca esopero novas ideias suas.

Ze