segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bacalhau Sem Pecado



                Embora seja peixe sem nada que se lhe possa apontar em termos de qualidades nutricionais, o bacalhau peca frequentemente pelas companhias pouco recomendáveis com que costuma acamaradar.
Rico por si em nutrientes saudáveis, entre os quais o famoso ómega3, já no prato ou no tacho, é vê-lo mergulhado em azeite, a abeberar, nos confitados, coberto de maionese com o Zé do Pipo, quase sempre na companhia avantajada de batatas ou de pão nas belas açordas, até com natas ele convive, este nosso bacalhau é um caso típico de sujeito bem nascido que gosta de se perder por caminhos ínvios por nunca ter seguido o conselho de antes só que mal acompanhado.
Agora que é tempo de correrias atrás da mirífica linha que não teremos para exibir na praia que se avizinha, deixo aqui este bacalhau que, ombreando em sabor com outros celestiais pecados, consegue a proeza de poder ser comido sem remorso nem desculpas de mau pagador.

Ingredientes:

1 posta de bacalhau
3 cenouras
1 cebola grande
2 alhos
1/2 couve coração ( parte branca)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de calda de tomate
Sal e pimenta
100ml de natas magras de soja (ou iogurte grego, ou bechamel de maizena e leite magro)
Salsa picada
Pão ralado q.b.

Preparação:

Escalde a posta de bacalhau, limpe de pele e espinhas e desfaça em lascas. Reserve.
Refogue no azeite as cenouras ripadas, a cebola picada, os alhos, louro, o tomate e a couve em juliana, temperadas com sal e pimenta.
Quando os legumes estiverem quase a seu gosto, incorpore o bacalhau, a salsa e as natas de soja ( ou das de leite, se puder e quiser, ou o iogurte grego, ou um béchamel feito com maizena e leite magro),
envolva bem e passe para uma assadeira.
Alise a superfície e espalhe uma camada muito fina de pão ralado e leve a forno quente por dez a quinze minutos ou até estar alourado a gosto.
  

5 comentários:

vera disse...

costumo substituir as natas por ricota que é muito saborosa, combina lindamente com o bacalhau e tem um teor de gordura bem mais baixo que as natas. Adorei esta receita, agora com a chegada do verão temos que cuidar mais da linha ;)

Luís Pontes disse...

Vera,
A combinação bacalhau/requeijão poderá ser uma boa novidade a explorar, mas o resultado será por força muito diferente dada a textura granulosa do requeijão.
Para baixar o nível calórico das natas (mesmo as de soja ainda são bastante "gordas"), sugiro o uso do iogurte grego ou até um béchamel de maizena e leite magro.

vera disse...

Para diluir a textura granulosa da ricota costumo dilui-la antes num pouco de leite simples e depois deixo engrossar ao lume. Também já utilizei iogurte grego que aprendi a fazer caseiro graças ao seu blog :) e ficou muito bom, utilizo muito com caril. Resto de boa semana

Paula disse...

Gostei muito desta sugestão, já que adoro legumes. Da linha devíamos cuidar o ano todo, mas enfim!... Abraço.

MS disse...

Olá Luís. Ontem fiz esta receita, mas como não tinha bacalhau fiz com pescada. Fiz também com iogurte de soja. Gostei do resultado, mas para a próxima tenho que fazer com iogurte normal de vaca, pois a soja tem um sabor esquisito a roçar a sobremesa :) mas o prato é muito simples e muito saboroso.