quarta-feira, 31 de julho de 2013

Puré Vermelho

                Conheci o Dr. Indiveri Colucci há muitos anos, eu quase menino e a dar os primeiros passos nos mistérios da botânica e ele já ancião (morreria em 1987, com 108 anos) e mestre incontestado nas artes da cura natural. No seu instituto de Paço d’Arcos, onde trabalhou diariamente até aos 103 anos, muitos foram os que, ali chegados com  doenças terríveis,  lhe ficaram a dever a vida, através de tratamentos naturais em que era muitas vezes rainha essa humilde raiz vermelha que conhecemos por beterraba.
A beterraba é um vegetal que tem, entre nós, uma popularidade mais decorativa que propriamente nutricional e é costume empregar-se em saladas, raspada crua ou, as mais das vezes, cozida e conservada numa salmoura avinagrada.
Para esta 143ª Trilogia, em que a Ana, o Amândio e eu próprio temos como mote a beterraba, decidi deixar de lado as suas utilizações tradicionais (costumo usá-la como aperitivo, temperada com azeite e alho)
e usar aquilo em que ela é mais exuberante , a cor, devida a um corante vermelho poderoso, a betacianina, pedindo-lhe de empréstimo para fazer um puré de batata exuberante e alegre, uma originalidade bem à medida do tempo de férias em que estamos.

Ingredientes:

4 batatas
1 beterraba cozida
1 noz de manteiga (ou 2 c.sopa de azeite)
2 c.sopa de nata
Sal, pimenta e alguma especiaria a gosto


Preparação:

Coza as batatas em água e sal, cortadas em cubos. Escorra e reserve.

Junte à batata a beterraba
e a manteiga e esmague-as em conjunto, durante o tempo que quiser,
seja para deixar um puré liso, se esmagar muito, ou com algumas texturas e irregularidades, se menos esmagado. Junte por fim a nata e alguma especiaria, como noz moscada, bata bem e apresente formado em quenelle,
como acompanhamento, aqui com costeletas de borrego grelhadas.

5 comentários:

majo disse...

Que bonito!
E que simples!
Gostei!

anna disse...

Eu era do clube dos que acham que a cor das beterrabas se intromete em todos os outros alimentos, tingindo todos e tudo com a sua cor.
E chegas tu, a deixar a bela cor reinar, neste puré que tem tudo para ser um apetite... gosto!!!!
Beijinhos.

Maria José Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria José Andrade disse...

Vim parar a este blog por acaso, quando procurava pataniscas de bacalhau. E gostei, a sério.

Fui procurar receitas de peixe, que para mim definem um/a bom/boa cozinheiro/a ou um bom restaurante. Fiquei encantada.

Aí vai uma receita parecida com a sua de pescada com tomate. Em vez de tomate é cebola com cenoura, que se põe a estufar lentamente num tacho com azeite, até ficar "delida". Põe-se então a pescada (às postas ou uma tranche) até ficar na consistência desejada. Retira-se e passa-se a cebola e cenoura na varinha, com sumo de limão e salsa picada a gosto. Fica espectacular para acompanhar as batatas cozidas.

Bom apetite.

Cruz disse...

Este formato em quenelle estaria a pedir ser panado. Ou não?