sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sopa Seca de Cozido

Sopas Secas, como os chapéus, "há muitas"!
Algumas são sobremesas de aproveitamento de pão, - uma até, curiosíssima, é de frango doce e come-se no Carnaval,- destas com couve tabém há imensas versões que têm como denominador comum o fazerem-se no forno.

Esta usa-se na região de Coimbra e é um aproveitamento dos restos do Cozido. Como todos os pratos de aproveitamento faz-se com o que sobra.

Não sei se acontece com toda a gente, mas comigo nunca aconteceu um Cozido não sobrar! Por mais parco e comedido que seja, é certo que sobra sempre outro tanto que dá origem aos numerosos pratos conhecidos como do "dia seguinte" de um Cozido à Portuguesa.

Até desta vez, caí na asneira de fazer o Cozido a contar já com esta Sopa Seca; o resultado foi que comemos Cozido, depois a Sopa Seca e, claro, voltou a sobejar para os sucedâneos do costume. Destinos!

Ingredientes:

O que sobrar de um Cozido
Pão firme, duro

Preparação:

Forre o fundo de um tabuleiro ou assadeira alta com fatias finas de pão. Desfie sobre este pão carnes de vaca e porco e enchidos ( farinheira, chouriços de carne e de sangue, morcela) . Cubra tudo com couve esfiapada e restantes legumes sobrantes, arroz, depois pão de novo e repete as camadas até acabar com couve e pão por último.
Regue abundantemente com o caldo do cozido, de modo a molhar bem mas sem chegar ao bordo.
Leve ao forno médio por 40-50 minutos e depois mais 10m forte para tostar o pão da superfície.

Serve-se e come-se como uma "lasagna".

Nota:

Aqui em casa, somos todos aficionados incondicionais do Cozido à Portuguesa. Pois desta vez ouvi o impensável: que talvez "até nem fosse má ideia fazer esta Sopa Seca logo directamente, sem passar antes pelo Cozido"!!!!

4 comentários:

risonha disse...

nunca comi sopa seca de cozido, mas tenho a certeza que iria adorar.
e o Luis tem razão: é impossível não sobrar cozido, por muito pouco que se queira fazer.

Marizé disse...

Não conhecia esta sopa seca de cozido, só a deliciosa sopa do caldo.

Vou colocar em prática da próxima vez.

Bom fim de semana

P.S. Soltei uma gargalhada com a frase das notas finais :-)

anna disse...

Nunca tinha ouvido nem falar desta sopa seca.
Hoje o almoço foi cozido e claro como diz o Luís, tenho cozido para mais 2 refeições... Estou capaz de experimentar esta sopa tipo lasanha.
Depois conto.
Beijinhos.

Anubis Antas disse...

Tem bom aspecto e deve ser efectivamente muito bom.

Já experimentei Sopa Seca de Leitão. Resumidamente, salteia-se alho picado em azeite, junta-se penca e grelos previamente cozidos, o leitão desfiado juntamente com as peles cortadas às tirinhas, pão regional demolhado ( sem ensopar em demasia ) em água, tempera-se com sal e um pouco de molho de leitão.
Mexe-se tudo até ficar uma mistura homogénea, coloca-se numa assadeira, vai a gratinar.

É delicioso, com um vinho tinto de qualidade.

Também a experimentar, sopa seca de alheira. Segue-se o procedimento acima descrito, com a devida alteração... alheira de caça e chouriço de carne em vez de leitão.

Bom apetite :)

Jose Antas