sábado, 2 de abril de 2011

Feijoada de Camarão

.......................... Camarão rima com feijão, em bem mais que na terminação forte. Apesar de ser uma combinação pouco usada, o certo é que o resultado deste casamento improvável é um prato delicioso e extremamente simples na sua execução. Esta feijoada que aqui proponho e que constitui um verdadeiro prazer para o palato, fi-la assim:

Ingredientes:
.
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1 dl de polpa de tomate
1 folha de louro
sal e pimenta
250g de miolo de camarão
250g de camarão crú
1 couve coração
500g de feijão manteiga cozido

Preparação:
.
Cubra o camarão e o miolo com água, tempere com sal e leve ao lume até ferver. Apague e deixe o camarão imerso nesta água até arrefecer.
Descasque os camarões mas reserve alguns para servir inteiros. Ferva as cabeças e cascas de novo na água de cozedura. Reserve.
Refogue a cebola, o louro e os alhos no azeite, junte o tomate e a couve cortada, envolva e deixe cozinhar com um pouco da água de cozedura do marisco. . Quando a couve estiver cozida, tempere com pimenta e junte o feijão e o miolo de camarão Envolva bem, deixe ferver por um minuto, ponha por fim os camarões grandes com casca e sirva com arroz branco.

5 comentários:

cupido disse...

Agora desconcertaste-me. Fazer uma feijoada de camarão com a couve soa-me algo estranho, já que a couve, para mim, está muito bem a limpar os excessos de gordura duma feijoada com carnes de porco. Como o camarão não tem gordura e sabe a mar, terei que experimentar.

São pratos assim que despertam a constante inquietude nestas coisas da cozinha.

Beth Müller disse...

Vc. e Cupido têm uma ligação invejável. Lá vou para Lisboa! Terra abençoada (sem fantasias). Abraços aos dois. Beth M6uller

anna disse...

Afinal havia dois Zés das couves, lol!!!!
Adoro feijoada de camaráo, mas faço quase sempre com feijão branco e sem couves. Surpreendente a tua...
Beijinhos.

Isabel I disse...

Eu faço feijoada de marisco, leva camarão e ameijôas. Faço com feijão branco e cenoura, não costumo deitar couve. Vou experimentar a sua.

moranguita disse...

hum mas que rica feijoada. adoro feijoada fazemos muta vez ca em casa mas de camarao e qu nunca fiz. mas esta bem apetitosa
beijinhos