terça-feira, 10 de junho de 2008

"Garbanzos Pedrosillanos"


Este grão-de-bico característico de Petrosillo el Ralo e La Vellés, localidades de Armuña, em Castilla y Leon, provém de terrenos paupérrimos e, talvez por isso mesmo, apresenta grãos muito pequenos, tendo um calibre médio de 371 grãos por cada 100g (na foto, acompanhados de grão-de-bico vulgar, para comparação). Esta pequenez, que é a sua principal característica, é no entanto compensada, e largamente, por um sabor único, uma pele fina e um interior macio mas consistente.
Que eu saiba, não existem Pedrosillanos à venda em Portugal, regularmente. Vi uma vez, caríssimos, no CI de Lisboa. Em Espanha,  é mais fácil encontrá-los no grande comércio, encontrando-se também à venda em lojas gourmet, sensivelmente ao dobro do preço do grão-de-bico vulgar, ou então nas feiras ao ar livre onde, nas barracas de leguminosas e aperitivos salgados, são vendidos a granel e mais barato que os seus irmãos maiores.
Costumo comprá-los na feira dos Domingos, em Badajoz, e recomendo vivamente aos apreciadores desta magnífica leguminosa.
.

2 comentários:

turbolenta disse...

Desconhecia esta qualidade de grão. Mas a dizer a verdade, a minha sogra dava-nos um grão realmente de tamanho não muito grande, que era muitíssimo saboroso e a pele não era nada rija.Isto no tempo em que o cultivava.Há longos anos que não lhe conheço o sabor.
boa semana

AMNESIA disse...

Olá,
Eu também gosto muito do grão de bico Pedrosillano, mas há um erro no seu origem. As localidades ficam na província de Salamanca, que está em Castilla y León, não em Castilla La Mancha. Se gosta do grão pequenino e saboroso há também em Castilla y León, mas na província de León uma variedade chamada Pico Pardal que é muito boa, embora provalmente não seja tão fácil de compra-la em Badajoz.