quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cozido (pequeno) de Pernil Fumado

.............................. Foi há já algum tempo que o Cupido publicou um cozido de pernil fumado que não deixou de me "atormentar" desde então.
Finalmente, apareceu-me um belo exemplar de pernil fumado e não o deixei escapar. Como sou, evidentemente, mais glutão que o Cupido, acrescentei uns toques de enchido à frugalidade original e o jantar acabou por ficar mais rico que o inicialmente planeado, mas, ainda assim, muito, muito bom!
.
Ingredientes (3 pessoas):
.
1 Pernil fumado
1 Couve Coração
3 Batatas
3 Nabos
3 Cenouras
- e, facultativos:
1 Chouriço de Carne
1 Farinheira
1 Chouriço de Sangue (negrinho)
.
Preparação:
.
Dê uns golpes no courato do pernil e ponha de molho de um dia para o outro.
.
.Coza o pernil demolhado em água e sal, com o chouriço de carne, durante 45m na panela de pressão. Abra e junte as cenouras e nabos. Deixe ferver 8 minutos e junte as batatas, a couve cortada em quartos e, por cima, o chouriço de sangue e a farinheira, picados com um palito.
Coze mais 12-15 minutos, conforme o tamanho da batata.
Serve-se bem quente e dá um belo caldo fumado.
.
.

3 comentários:

anna disse...

Também vi o cozido do Cupido, e também fiquei com pensamentos gulosos... nunca comprei pernil fumado (achava que era muito salgado), mas um dia destes deixo-me tentar...
Beijinhos.

cupido disse...

Luís

Ainda bem que viste, experimentaste e gostaste. Tenho para mim que os blogs de comidas, servem para partilhar as boas experiencias que se vão tendo na cozinha. Este cozido realmente é muito fácil de fazer e muito dificilmente deixará de agradar.

afcavasco disse...

aconteceu-me o mesmo e desde então sou visita diária de Cupido,
este seu prato está com uma aparência apetitosa e por acaso vai ser hoje o meu jantar
cumprimentos