segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Frango em Natas com Limão e Coentros


              Este já vinha morto e de morte matada, todo enroladinho na couvette com um letreiro a dizer que tinha tido boa vida e ao ar livre, durante três meses, lá para os lados de Lafões. Acreditei e levei-o comigo ainda sem saber que destino final seria o do frango de paragens tão nobres.
Como estes bichos trazem um pacotinho de sangue avinagrado, pensei logo na bem amada cabidela mas aí, lembrei-me de certo arroz de entrecosto que o Cupido aqui mostrou e que eu, tendo-o  imaginado ensanguentado, nunca mais se me varreu do espírito. 
Decisão tomada: o sangue iria para o tal arroz em próximo futuro e o galináceo nortenho iria levar outros tratos que também lhe fizessem justiça.

 Ingredientes:

Frango do campo
Alhos
Cogumelos frescos
Sumo de limas (ou limão)
Sal e pimenta
Natas
Coentros frescos
Batatas, manteiga e orégãos

Preparação:

Parta o frango em pedaços grandes, salpique-os com sal e pimenta e leve-os ao lume forte numa frigideira alta que tenha tampa. Em pouco tempo a gordura do próprio animal começa a derreter e em breve é abundante. 
Deixe os pedaços ficarem bem alourados e junte então os alhos (que se forem introduzidos antes, podem queimar).
Regue então com sumo de lima ou limão, tape a frigideira, reduza o lume e deixe fervinhar neste molho formado pela gordura, sumo cítrico e sucos da carne, por cerca de 45 minutos (para um frango do campo grandote).
Destape, levante lume e deixe evaporar até sentir o molho a começar a formar um caramelo castanho e agarrar à frigideira. Junte então natas
 e cogumelos e agite a frigideira de modo a desglaçar por completo o caramelizado, junte por fim coentros picados grosseiramente
 e passe tudo para um tabuleiro
 onde irá a forno quente (pré-aquecido) durante uns breves minutos até começar a tostar a superfície.
Sirva com um puré feito de batatas cozidas e esmagadas grosseiramente, misturadas com manteiga e orégãos
 e algo “verde” a seu gosto.

1 comentário:

anna disse...

Até parece um franguinho feito para mim... lol!
Eu preferia com lima sff...
Beijinhos.