domingo, 2 de agosto de 2015

Tapiocão

                  Chamei-lhe Tapiocão e é um doce de colher surpreendente que alia o sabor do portuguesíssimo arroz doce com uma textura totalmente nova para os nossos hábitos palatais e uma agradável surpresa no que toca a calorias.
Concebi-o tendo em conta essa usura tão comum em tantos outros doces populares, o uso parcimonioso do açúcar, às vezes apenas no exterior mas dando doçura a um conjunto que o poupa; estou a pensar em farturas, em quase todos os fritos da consoada, nas farófias, tantos outros.
No tapiocão, enche-se a colher e a boca com essas grandes e estranhas bolas de amido de mandioca, todas elas textura e sabor neutro, mas envolvidas pela suave doçura  bem nosso conhecida do creme de arroz doce.
O resultado, um doce com menos de metade da quantidade de açúcar de um arroz doce mas com o mesmo nível de doçura aparente, vale realmente a pena.

Ingredientes:

Tapioca (muito grossa)
Água

Leite
Açúcar
Casca de limão
Farinha de arroz
Gemas
Canela em pó

Preparação:

Leve um litro de água ao lume e, quando ferver, deite-lhe dentro uma chávena de tapioca muito grossa.
Ao retomar a fervura, baixe o calor para mínimo, mexa e deixe cozer até que as bolas de tapioca deixem de mostrar o interior branco e fiquem transparentes como vidro.
Arrefeça com água fria e reserve.
Ferva meio litro de leite com uma casca de limão e deite-lhe então três colheres de sopa de farinha de arroz previamente desfeita num pouco de água. Deixe engrossar, junte duas gemas,
leve de novo ao lume por um minuto, mexendo sempre e finalmente junte a tapioca escorrida.
Passe para um recipiente de serviço
e polvilhe de canela depois morno.
Coma morno ou frio.


3 comentários:

acforeis disse...

Bom dia,

A receita parece bastante boa, mas onde se compra esse tipo de tapioca ?

Agradecido!

Luís Pontes disse...

Bom dia.
Costumo comprar no Supermercado Chen, no Poço Borratém.

Cris Pino disse...

Querido Luís, aqui no Brasil conhecemos esse grão como sagu e costumamos cozinhá-lo no vinho tinto. Deveria experimentar também. Fica muito bom e bonito, e com mais baixas calorias ainda.