quarta-feira, 4 de junho de 2008

Salada de Penne e Iogurte



Finalmente o Sol!
Hoje, logo pelas 7 da manhã, cheirou a Verão! Estava diferente: já há dois ou três dias que o Sol lá estava mas percebia-se que a coisa tinha algo de falso, de envergonhado.
Mas o melhor Verão é aquele que nos vai por dentro e como eu hoje decidi que desta é que era, aí está: para mim está aberta oficialmente a época das Saladas!
Eu adoro saladas mas com frio... brrrrr! Hoje acabou a época do defeso e entre o duche e o pequeno-almoço compus esta salada simples, primeira salada-refeição do ano, improvisada com o que por ali havia e que será o meu almoço, que hoje até vou almoçar em casa.

Ingredientes:

Penne cozido
Milho de lata
Cogumelos de lata, laminados
1 fatia de ananás
1 fatia de queijo da Ilha
1 fatia de presunto caseiro
Azeitonas descaroçadas
Alface lisa
Azeite virgem
Vinagre de vinho tinto
Pimenta moída

Preparação:

Corte o queijo e o ananás em cubos, escorra os cogumelos e o milho, faça umas tirinhas de presunto para decorar e parta o resto da fatia em pedacinhos, descaroce algumas azeitonas e faça uma juliana grossa com a alface.
Coza os penne em água com sal, passe por água fria para arrefecer e escorra.
Misture todos os ingredientes com um molho feito com pasta de iogurte misturada com azeite, vinagre e pimenta (já tem o sal no seu próprio tempero). Decore com as tirinhas de presunto e mantenha frio até à hora de comer.

Nota:

Inédito para mim, este é um post de algo que ainda não foi comido! Mas sei que ficou bom porque fui logo provando. Mordomias de quem cozinha...




4 comentários:

Marizé disse...

As saladas de massa são as minhas preferidas, no Verão frias no Inverno mornas.
Gostei de ver o iogurte escorrido "em acção".

Bj

risonha disse...

saladas são sempre bem vindas em qualquer altura do ano, mas agora que o calor começa a despontar sabem muito melhor, não há dúvida nenhuma.

anna disse...

Eu cá não provei, mas tenho a certeza que ficou óptimo... No próximo fim de semana vou por em prática a sua técnica de escorrer o iogurte.

Elvira disse...

Estou a gostar muito destes seus cozinhados. :-)