segunda-feira, 19 de maio de 2008

Como escolher um Ananás





Esta "dica", que dedico à Marizé, é fruto de muitos erros e tentativas. Se seguir as sete regras seguintes, terá de certeza um belo ananás à sua mesa.

1 - Nunca compre um ananás totalmente alaranjado. Nesta altura, mesmo com um bom aroma e tudo o mais, já está "passado". O máximo de laranja que pode ter é um terço, e deve começar a alaranjar a partir da base. Se estiver alaranjado para o lado de cima, foi amadurecido à força. De qualquer modo não procure com base na cor laranja: um fruto totalmente verde pode estar perfeito.

2 - Examine a base do ananás. À volta do coto existem umas folhas secas que são o resto da flor que originou o fruto. Devem ter uma cor castanho amarelado e não terem qualquer vestígio de bolor. A base destas folhas deve estar bem aderente; se ao puxar sair com facilidade e estiver húmida na base, quer dizer que o ananás se está a estragar.

3 - Puxe uma das folhas centrais do penacho verde da parte de cima do ananaz. Deve sair facilmente (indica que o fruto está maduro) mas a sua base deve ser irrepreensivelmente branca, sem qualquer vestígio de castanho (fruto maduro demais).

4 - Ao pegar no fruto, deve ter uma sensação inequívoca de peso. Quanto mais denso for o ananás, melhor. Os ananáses leves têm ôcos e são secos.

5 - Um ananás tem sempre um exuberante cheiro a ... ananás.

6 - Não compre um ananás que tenha qualquer área mais mole. Um ananás deve ter uma consistência bem firme.

7 - Nunca compre "meio" ananaz: é sempre a metade "melhor" de um ananás estragado.

2 comentários:

Marizé disse...

UAU!
Luis muito obrigada, não fazia ideia de que haveriam tantos pormenores a ter em consideração, não admira "os barretes" que já me enfiaram.

Vou ter em conta sem duvida.

Bj

Larissa disse...

Levei meia hora tentando entende roque era ananás. Fixei no post, li tudo e nada. Burra. Post abaixo identifiquei o tal, para nós abacaxi! hehe Só eu mesma!