domingo, 25 de maio de 2008

Cartuchini Recheados



Esta é a apresentação mundial da nova massa Cartuchini!
Claro que não posso garantir absolutamente que ninguém a tenha feito antes de mim, mas posso garantir que procurei nos meus livros de Cozinha Italiana ( e tenho o Könemann), e lá há muita coisa mas nada parecido com os meus Cartuchini ( diz-se kartuxini e não kartukini como seria se italianos), assim baptizados pela evidente analogia morfológica com os conhecidos e portuguesíssimos cartuchos de castanhas assadas.
Idealizados para rechear e gratinar no forno, assim foram feitos e ficaram uma verdadeira delícia gourmet.
Claro que, se quiser provar estes cartuchini, terá mesmo de fazê-los, literalmente, duas vezes. Valem a pena!

Ingredientes: ( 2 pessoas)

12 Cartuchini
3 colheres de sopa de Azeite
2 fatias de Presunto
2 dentes de Alho
1 colher de chá de Maizena
50 ml de Nata líquida
4 Iogurtes escorridos
Orégãos (frescos se possível)
Miolo de pão duro
Parmesão ou Padano ralado
Tomate Seco moído (pomodori secchi)

Preparação:

Ponha 4 iogurtes naturais a escorrer num passador de rede, com, pelo menos, duas horas de antecedência.
Faça massa fresca como foi indicado na receita anterior. Chegam 100g de farinha e 1 ovo. Estenda a massa e corte 12 quadrados com cerca de 5-6 cm de lado. Pegue num, molhe com água 1 cm ao longo de um lado e dobre-o sobrepondo o bordo molhado ao bordo do lado seguinte. O movimento é o de fazer um cone ou cartucho de castanhas. Carregue na área sobreposta, entre polegar e indicador, para colar, o que é imediato. Ponha um palito ou outra coisa qualquer lá dentro para impedir que feche. Reserve e faça os restantes 11.
Pique os alhos muito fino e refogue no azeite, sem alourar, e logo o presunto cortado em tirinhas muito finas e orégãos . Frite ligeiramente até ver o presunto mudar de cor. Junte a colher de maizena e as natas e deixe engrossar. Retire do lume, junte os iogurtes escorridos, mexa bem para ligar, verifique o sal e enxugue o recheio com miolo de pão duro ou pão ralado claro.
Coza os Cartuchini em água a ferver e sal, durante cerca de 10-12 minutos, tendo o cuidado de introduzi-los na água uma a um, pegando-os pelo bico do cone, para que não fechem ao entrar na água. Pare a fervura com água fria, escorra e reserve.
Encha cada Cartuchini com este recheio e disponha-os num tabuleiro untado de azeite. Polvilhe com Parmesão ou Grana Padano ralados, orégãos e enfeite com Pomodori Secchi moído, se tiver.
Leve a forno quente durante breves minutos, para gratinar o queijo.
Sirva quente com uma juliana de alface temperada.

3 comentários:

Marta Braga disse...

Parece delicioso! O meu companheiro também faz muita massa fresca, e dedica-se muito aos raviollis, (o que é óptimo para mim), mas vou, sem dúvida, fazer-lhe esta sugestão.

anna disse...

Hoje o Luís foi bafejado pela criatividade e também pelo bom humor... Estão girissimos os cartuchini, parecem deliciosos!
Como não tenho máquina nem habilidade natural para me por a fazer massas frescas, acho que é um recheio bem interessante para uns canellones...

Nana disse...

Gostei mto da receita, ficou bem apetitoso.