segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ceviche de Sardinhas





É bem verdade que o "mundo é feito de mudança"!

Até as sardinhas, cuja época começava em Abril e se estendia até Setembro, hoje, não estão gordas e saborosas antes de Junho e estendem o período de excelência quase até ao Inverno.

Fruto das mudanças climáticas ou de outra coisa qualquer, o certo é que estavam gordas e fresquíssimas, duras e retorcidas na banca do mercado e eu, perante a evidência, quebrei o defeso e comprei sardinhas a meio de Novembro!

Como assar sardinhas está fora de questão em apartamento citadino e não me apetecia fritá-las (até porque eram muito grandes), dei uma volta pela Net e, aqui e aqui, encontrei algo que eu só conhecia com outros peixes e que eu adoro: Ceviche, neste caso de sardinha.

O Ceviche (ou Seviche, ou Sebiche) é um prato de peixe em marinado cítrico, originário do Perú mas que se estendeu a toda a América do Sul e Central e depois ao mundo inteiro. Normalmente usado na Europa como entrada, é usado originalmente como prato principal e foi assim que o encarei.
A receita que se segue foi fruto de várias experiências, principalmente nas questões dos tempos de salmoura e marinada, o resultado foi uma aprovação unânime e entusiástica, até por quem não gosta de peixe crú.

Ingredientes:

12 Sardinhas frescas, grandes.
2dl de Sumo de Limão
1dl de Vinagre de vinho
1 Pimento Vermelho
6 Malaguetas frescas, sem sementes
6 dentes de Alho
Pimenta
Salsa
Louro
Sal
2dl de Azeite Virgem, extra

Preparação:

Escame cuidadosamente as sardinhas passando delicadamente com os bicos de um garfo sob água corrente. Corte a cabeça e retire as vísceras. Escale a sardinha, retire a espinha e as espinhas finas da barriga e apare o filete com uma tesoura o que remove as barbatanas peitorais e ventrais. Lave bem e disponha os filetes com a pele para baixo num sítio que permita o escoamento de todo o líquido que se formar. Salgue com abundante sal grosso e deixe escorrer durante, exactamente, 90 minutos.

Lave as sardinhas do sal aderente, seque-as e disponha-as justapostas num recipiente onde ocupem quase todo o espaço. Regue com a mistura de limão e vinagre de modo a ficarem bem cobertas e imersas e deixe por cerca de 3 horas, no frigorífico, até que apresentem um tom claro e uniforme.
Escorra bem da marinada e ponha-os então em azeite temperado com os restantes ingredientes e temperos, bem imersas, durante um mínimo de 2 dias antes do consumo, à temperatura ambiente.

Sirva como aperitivo, entrada ou prato. Eu acompanhei com batata cozida, cebola crua e talins, tudo regado com o azeite onde o peixe estagiou.

Nota:

Se fizer Ceviche com outros peixes mais duros, linguado, salmão, garoupa, pescada, camarão, o período de desidratação no sal é dispensável e passa logo à marinada que, neste caso, também leva sal. No caso do atum, bastam 60 minutos de sal e 4 horas de marinada.
Em qualquer caso, para o bom resultado final a frescura absoluta do peixe é indispensável, não sendo exequível com peixe congelado.

10 comentários:

cupido disse...

Desconhecia completamente esta forma de preparar o peixe. Parece ser bastante interessante. Anotado.

Marizé disse...

Só ainda provei ceviche de atum e achei sublime.

Fiquei rendida com este prato pois tenho pela sardinha uma admiração enorme e que vai além da tradicional (bem boa) assada na brasa.

Acho que já tinha ouvido falar de algo parecido por ocasião e um evento sobre a sardinha, mas não me lembro de pormenores.

Um bj

Elvira disse...

Infelizmente, desenvolvi uma forte alergia à peixe, carne e ovos crus. Acabaram-se os sushis, ceviches, ostras, tartares e afins... :-(

E lamento pois gostava imenso dos pratos citados.

Sem dúvida, essas sardinhas têm um aspecto dos mais apelativos.

Abraço.

Mara Fernanda disse...

nossa! deve ficar delicioso. nunca tinha visto essa receita com sardinha!
gostei!
dareceita e do blog!

anna disse...

Nunca tinha visto tratar as sardinhas desta forma...
Mas o estarem cruas faz-me ficar um bocadinho (grande!) desconfiada...
Beijos.

Larissa disse...

Amo peixe, amo sardinhas! Nunca comi Ceviche. Conte um pouco sobre este prato em outro post? Como é feito tradicionalmente? Você é meu contador de hitórias culinárias favorito! hehehe Bjs

Boris disse...

Sou experimentador da Culinaria como você, só que aqui no Brasil. Já fiz muito ceviche de Salmão mas nunca de Sardinha e muito menos com sal grosso. Vale a pena tentar e experimentar tal delicia já que voce testou e aprovou. Muito bom ter um blog assim! Continue.

vera disse...

Tenho petingas encomendadas para amanha e vou esperimentar esta receita, depois logo digo qual o resultado! aqui no Algarve (portimão) arranja-se sardinhas grandes, pequenas, gordas, escamudas.... agora o biqueirão é mais dificil (e caro)! Costumo comprar a 1 pescador biqueirão em francos já pronto e é do melhor :)

Unknown disse...

Desculpe desenterrar este post, mas queria experimentar a receita e queria saber se as posso guardar em frasco selado/hermético em vez de na travessa como apresenta. Ainda por cima tenho gatos... o peixinho assim "à mão"...

Obrigado e continue o excelente trabalho.

Frank de Luca disse...

sugiro que em lugar de frigirifico etc. coloca as sardinhas em recipiente DE BARRO e coloca ni sol direto durante no mínimo 30 minutos frank deluca